Dramaturgia criada no curso de Bacharelado em Teatro da UFPB será publicada em antologia brasileira

quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Categoria: Uncategorized

Em 2025, a Editora Javali, sediada na cidade de Belo Horizonte, lançou a convocatória “Brasis” para publicação de dramaturgias inéditas criadas por artistas de todo Brasil. O projeto é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e recebeu mais de 250 textos de todas as regiões do país. Um chamado para ouvir e reunir vozes que compõe o vasto território da dramaturgia brasileira.

Depois de um longo processo curatorial, foram escolhidas 20 dramaturgias que serão publicadas em três volumes da “Coleção Teatro Contemporâneo” da Editora. A curadoria foi realizada pelos artistas e pesquisadores das artes da cena brasileira: Anderson Feliciano, Assis Benevenuto, Marcos Coletta e Soraya Martins.

Entre os textos selecionados está “Dramaturgia telúrica: para lembrar” criada pelos artistas performers Mika Costa e Felipe Espíndola, egressa e egresso do curso de Bacharelado em Teatro da UFPB.

A criação de “Dramaturgia telúrica: para lembrar” iniciou no ano de 2021 no âmbito do Estágio Supervisionado do curso de Bacharelado em Teatro do Departamento de Artes Cênicas da UFPB e culminou em seis apresentações performativas compartilhadas com o público através da plataforma Zoom durante a pandemia causada pelo COVID-19. Posteriormente entre os anos 2022 e 2024 sua escrita teve continuidade até culminar na publicação em livro.

O Estágio Supervisionado permitiu o imbricamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso, os TCCs, ambos realizados no curso de Bacharelado em Teatro da Universidade Federal da Paraíba, com enfoque na criação artística para a montagem de um experimento cênico. A continuidade da pesquisa foi fundamental para o desdobramento dos trabalhos que se mostram performativos no manejo da linguagem dramatúrgica teatral em formas ampliadas a outras linguagens artísticas como a literatura, a performance, o cinema, as artes do corpo e as artes sonoras.

SOBRE AS/OS ARTISTAS

A artista Mika Costa apresentou o TCC intitulado “Andar Ilhar: caminhada como prática compositiva na cidade de João Pessoa – PB”. O artista Felipe Espíndola apresentou o TCC intitulado “Escrever os dias: estudo sobre processo criativo e(m) dramaturgia” que continha a peça dramatúrgica “A vida comum das ostras”. Ambos os trabalhos foram concluídos em julho de 2021 com orientação da artista professora Candice Didonet, que posteriormente, iniciou seu doutorado em Estudos Artísticos pela Facultad de Artes ASAB – Bogotá em cotutela com o PPGAV-UFBA vinculado à linha de pesquisa de processos criativos nas Artes.

As diferentes pesquisas artísticas, de TCCs e de doutorado, são motes de continuidade para desenvolver ações diálogicas pois “Dramaturgia telúrica: para lembrar” é uma dramaturgia expandida em poesia em que o texto, os diferentes seres e suas existências imaginativas se entrecruzam na dimensão de uma conversa. O texto apresenta um diálogo entre uma ilha flutuante, uma ostra qualquer e uma folha de capim invasora e migrante.

CONVITE: Acompanhe o lançamento da “Dramaturgia telúrica: para lembrar” dentro da antologia brasileira “Coleção Teatro Contemporâneo” da Editora Javali que está programado em formato de live às 17h do dia 30 de novembro de 2025. Para maiores informações, acessar o Instagram @editorajavali.

Estes livros são fruto de um gesto coletivo de criação, leitura e resistência – um convite à atenção, à invenção e a partilha do sensível em pluralidade de vozes e imaginários que emergem da produção artística brasileira.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site