Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aberto período de registro de interesse em projetos aprovados no PROBEX 2021
conteúdo

Notícias

Aberto período de registro de interesse em projetos aprovados no PROBEX 2021

Entre os dias 28 e 30 de abril, os discentes interessados poderão se inscrever para o processo de seleção de bolsistas e voluntários para os projetos aprovados no referido Edital.

publicado: 28/04/2021 11h28, última modificação: 29/04/2021 15h44

PROBEX 2021Está aberto o período de registro de interesse para os candidatos a bolsistas e voluntários nos projetos de extensão aprovados no Edital PROBEX 2021. Os discentes interessados devem adotar o seguinte procedimento: acessar o SIGAA; clicar no menu BOLSAS; em seguida em OPORTUNIDADE DE BOLSA; selecionar o TIPO de bolsa EXTENSÃO; informar o nome do ORIENTADOR (coordenador do projeto); clicar em BUSCAR; depois ir no ícone PARTICIPAR DA SELEÇÃO DE BOLSA DE EXTENSÃO; preencher o formulário que abrir e, por fim, clicar em REGISTRAR-SE COMO INTERESSADO. A inscrição deve ser feita entre os dias 28 e 30 de abril.

Para participar, os interessados deverão estar regularmente matriculados (as) na UFPB; não participar, como bolsista, de outros programas acadêmicos; não ser concluinte; apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) satisfatório; e, se bolsista nos editais de 2020, ter submetido resumo no XXI ENEX, conforme consta no Edital PROBEX (2021-2022) e nas orientações normativas publicadas por esta Assessoria. Cada estudante só poderá se inscrever em até três projetos de extensão.

Além dos critérios acima listados, alguns coordenadores indicaram outros específicos para a seleção. Confira a tabela abaixo:

N.º PROJETO COORDENADOR/A CRITÉRIOS
1 (web) Rádio Porto do Capim Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo
  1. Ser aluno dos cursos de Radialismo ou Jornalismo da UFPB; a partir do 4° período;
  2. Ter domínio em programas de edição de áudio.

 

  • Alunos de qualquer curso poderão se inscrever como voluntários.
2 Assessoria de Comunicação e Imprensa do CCTA: levando conhecimentos para além dos muros da UFPB Fabiana Cardoso De Siqueira
  1. Disponibilidade de tempo;
  2. Conhecimento na área de assessoria de comunicação e imprensa;
  3. Propostas de melhoria.
  • Os aspectos acima mencionados serão avaliados em entrevista realizada por meio do Google Meet com os inscritos, entre os dias 6 e 7 de maio. As datas e horários vão depender da quantidade de inscritos e os detalhes serão informados a quem demonstrar interesse no projeto pelo Sigaa.
3 IV Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas Marcia Chiamulera
  1. Entrevista sobre o tema "produção cênica". O/A discente deverá demonstrar conhecimentos sobre etapas e estratégias de produção, bem como de execução em meios virtuais;
  2. Ter experiência na confecção de imagens e edição de vídeos;
  3. Estar interessado em produção escrita e cênica.
  •  Entrevistas: 06/05/21. Horário será definido após verificação das inscrições.
4 Música Clássica para Leigos: curso básico de teoria musical e solfejo 2021 Geraldo Dias Da Rocha Junior
  1. Demonstrar conhecimento a respeito do projeto Música Clássica para Leigos;
  2. Ter sido monitor ou voluntário do projeto em suas edições anteriores, desde que permitido pelas normas da UFPB, ou de projetos semelhantes, focados no ensino da teoria/treinamento auditivo da música;
  3. CRA compatível;
  4. Havendo empate, essa coordenação decidirá.
5 Orquestra de violões da Paraíba e Curso de Violão Coletivo Carla Pereira Dos Santos
  1. Estar regularmente matriculado e frequentando o curso de Bacharelado ou Licenciatura em Música (Violão) da UFPB;
  2. Preencher formulário criado pela Coordenação do Projeto (a ser enviado aos interessados);
  3. Enviar vídeo de até 2 minutos tocando violão com uma música de livre escolha (o envio deve ser feito pelo formulário.
6 Práticas digitais para o ensino online na área de artes: oferta de cursos de curta duração sobre a produção de conteúdo digitais em tempos de pandemia Juciane Araldi Beltrame
  1. Ser estudante de Licenciatura em Música e já ter cursado o componente Metodologia da Música V;
  2. Ter experiência com aplicativos online e ferramentas de edição de áudio e vídeo;
  3. Disponibilidade para integrar o Grupo de Pesquisas TEDUM;
  4. Experiência com práticas pedagógicas online será um diferencial;
  5. Conhecimento em outras linguagens artísticas (ex. Dança e Artes Visuais) será um diferencial.
7 Projeto Sintoma Sicilia Calado Freitas
  1. Serão priorizados os estudantes que participaram da primeira etapa de elaboração do Projeto Sintoma.
8

A usabilidade do site do CCTA: ações para melhorar a comunicação interna e externa do Centro

Ulisses Carvalho da Silva

  1. Aluno de graduação de qualquer curso do Centro de Informática da UFPB ou de graduação em Mídias Digitais do CCHLA da UFPB;
  2. Possuir experiência prévia com HTML5, CSS3 e Javascript (ES5);
  3. Enviar para os emails: ulisilva@gmail.com e raoni@lavid.ufpb.br e com o assunto [SeleçãoSiteCCTA]:
  • Currículo (lembrar de colocar dados para contato e link para redes sociais);
  • Histórico;
  • Carta de apresentação, no máximo uma página, respondendo às seguintes perguntas: Porque tem interesse em participar do projeto, quais cursos, projetos e atividades você já fez que poderiam lhe auxiliar no projeto.
9

CAPACITHO UFPB: capacitação, atualização e consultoria em hospitalidade

Paula Dutra Leão De Menezes

  1. Ser aluno do curso de Hotelaria;
  2. Ter conhecimento em aplicativos para confecção de postagem nas redes sociais
10

Videodança e seus espaços de criação e compartilhamento com o ContemDança 2z

Guilherme Barbosa Schulze

  1. Haverá prioridade de bolsa para discente com experiência no projeto e que tenha participado do ENEX;
  2. Apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) satisfatório;
  3. Ter conhecimentos, habilidades e/ou interesses que possam contribuir com um projeto de audiovisual que se desenvolverá remotamente
11

Monitoramento da Acessibilidade aos Conteúdos Jornalísticos nos Portais Paraibanos

Joana Belarmino de Sousa

  1. Entrevista, que sondará:
  • conhecimentos iniciais sobre acessibilidade;
  • participação em alguma atividade ligada à temática;
  • experiência com escrita de artigo acadêmico;
  • experiência no uso de programas informáticos como word, excel e outros;
  • disponibilidade de, pelo menos, quatro horas semanais para atividades de formação e execução do projeto.
12

Turismo e Inclusão: fomentando o turismo sustentável nas comunidades tradicionais 

Rosalma Diniz Araújo

  1. Estar matriculado no curso de Turismo da UFPB;
  2. Possuir conhecimento em gerenciamento de redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube);
  3. Ter acesso a computador com internet.
13

Novas metas para a página on-line da PINACOTECA da UFPB

Gabriel Bechara Filho

  1. Dominar as ferramentas de funcionamento de uma página on-line no sistema da UFPB;
  2.  Ser aluno de um dos cursos de Artes Visuais;
  3. Ter participado de alguma atividade junto à Pinacoteca da UFPB.

  • Alunos de qualquer curso poderão se inscrever como voluntários.
14

Musicola Música, Inclusão, Cultura Oriental e Latinoamericana

Alice Lumi Satomi

  1. O projeto propicia a prática pedagógica, técnica, artística para o discente de música – Licenciatura, Bacharelado e Música Popular.

  2. Interessados em canto e/ou regência, edição de vídeo, piano, violão, arranjo, estágio em ONG e educação especial.

15

Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB

Victor Hugo Neves de Oliveira

  1. Até o dia 06/05, o interessado deve enviar um texto narrando sua experiência em coletivos de dança para o e-mail <coletivoredemoinho@gmail.com>.

16

Paraíba Criativa

André Luiz Piva de Carvalho

  1. Boa escrita e capacidade de produção de textos jornalístico-culturais;

  2. Interesse em pesquisas nas áreas das artes e culturas;

  3. Domínio de práticas em redes sociais.

17

Com-Cultura – Agência de Comunicação Cultural de João Pessoa

Zulmira Nóbrega Piva de Carvalho

  1. Boa redação jornalística;

  2. Facilidade em comunicação;

  3. Domínio ou interesse em aprendizados sobre marketing digital.

18

Inventário da literatura de cordel da Paraíba

Daniela Maria Lucena Rodrigues

  1. Interesse por cultura popular, especialmente em pesquisas na área;

  2. Prática em gerenciamento de redes sociais;

  3. Boa escrita.

19

Roteiros turístico-culturais de base comunitária na Paraíba, com destaque para a comunidade do Bravo

Ana Valéria Endres

  1. Ser aluno em graduação em turismo / UFPB;

  2. Ter interesse em pesquisas e práticas do turismo comunitário;

  3. Disponibilidade para eventuais deslocamentos em finais de semana;

  4. Prática em gerenciamento de redes sociais e marketing digital

20

Ações de comunicação e de produção cultural para a Associação Balaio Nordeste e Associação Boqueirãoense de Escritores

Jamile Miria Fernandes Paiva

  1. Ser aluno de jornalismo ou de relações públicas / UFPB;

  2. Interesse por cultura popular;

  3. Boa escrita;

  4. Conhecimento em ações sobre redes sociais e marketing digital.

Para conferir a lista completa dos projetos aprovados com bolsa no CCTA, clique aqui.

Para acessar um tutorial em PDF para o registro de interesse, clique aqui. A assessoria também produziu um tutorial em vídeo para realização do registro de interesse, clique aqui para acessar.