Objor Semiárido passa a integrar a Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima (RPIIC)

quinta-feira, 9 de outubro de 2025
Categoria: Uncategorized

O grupo de pesquisa Objor Semiárido, que desenvolve projetos em Jornalismo, Gênero e Educomunicação dentro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pela professora Sandra Raquew Azevêdo, agora integra a Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima (RPIIC). 

O Objor Semiárido desenvolve estudos e ações voltadas à comunicação no Semiárido Brasileiro, com abordagens que incluem a cobertura jornalística de eventos climáticos, comunicação comunitária e participação social, além de tratar de temas sobre gênero, mídia local, entre outros.

Um dos projetos de extensão associados ao Objor Semiárido é o Clube de Leitura Narradoras do Tempo, também coordenado pela professora Sandra Raquew, que promove a leitura como ferramenta de transformação e conecta estudantes, autores e territórios.

A adesão à RPIIC fortalece o compromisso do grupo com a circulação de informações confiáveis sobre a crise climática, especialmente por meio da valorização de obras de jornalistas que abordam questões ambientais em seus trabalhos, como os livros reportagem em quadrinhos São Francisco, de Gabriela Güllich, sobre a transposição do rio São Francisco, e  Marisqueiras, de Pablito Aguiar, sobre a realidade enfrentada por mulheres que vivem da mariscagem e sua resistência frente às ameaças ambientais.

Com foco na leitura de autoras mulheres e na valorização da literatura como experiência coletiva, o Objor Semiárido reforça o papel da informação de qualidade como aliada na luta contra a desinformação climática – missão central da Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima, lançada por Brasil, ONU e UNESCO em 2024.

O Clube de Leitura Narradoras do Tempo realizou sua estreia na Livraria A União, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com uma roda de leitura coletiva sobre o livro de crônicas Cidade Velha, Novos Cronistas, produzido pelos alunos de Jornalismo da UFPB e organizado pelo professor e também jornalista Carlos Azevêdo.

O segundo encontro realizado pelo clube foi na cidade de Duas Estradas, no Brejo da Paraíba, na Escola Municipal Professora Maria Dutra. O evento contou com uma roda de leitura com estudantes do Ensino Fundamental II, tendo como convidada especial a escritora Ana Adelaide Peixoto, que participou do diálogo com os alunos.

A ocasião também foi marcada pela inauguração da Biblioteca Roberto Carlos Nunes, um espaço dedicado à promoção da leitura e formação de novos leitores.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site