
Na manhã desta quinta-feira (6), o projeto de extensão Clube de Leitura Narradoras do Tempo, vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promoveu um encontro especial entre os estudantes e a jornalista e quadrinista Gabriela Güllich, autora do livro-reportagem em quadrinhos “São Francisco”, e as ativistas e artistas indígenas Clara e Nhaderu Potiguara, integrantes do Projeto Águas Potiguara. A atividade foi realizada na sala 226 do Bloco B do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e teve como tema central as narrativas que podem ser exploradas a partir do jornalismo em quadrinhos e a resistência das comunidades ribeirinhas e indígenas, abordando tanto a transposição do rio São Francisco como também as ações de revitalização e preservação do rio do Aterro, nas proximidades da aldeia Alto do Tambá, localizada na Baía da Traição (PB).

Durante a conversa, Gabriela Güllich compartilhou os bastidores da produção de “São Francisco”, obra que investiga os impactos sociais e ambientais da transposição do rio sobre as comunidades ribeirinhas do sertão nordestino. Já Clara e Nhaderu Potiguara apresentaram as ações de comunicação e arte desenvolvidas pelo Projeto Águas Potiguara, que tem como objetivo promover a conscientização ambiental e a valorização do território indígena Potiguara.

O encontro foi organizado pela estudante de Jornalismo e bolsista do projeto, Mabel Pontes, e mediada pela professora Sandra Raquew Azevêdo, coordenadora do projeto de extensão. A mediação promoveu um espaço de troca entre os estudantes de jornalismo e as diferentes linguagens e formas de narrar o tempo e o território, aproximando a universidade de práticas comunicacionais comprometidas com a sustentabilidade, os direitos humanos e a cultura indígena.

Durante o bate-papo, também foram sorteados exemplares do livro “Cidade Velha, Novos Cronistas”, produção dos alunos de jornalismo na disciplina de Oficina de Jornal Impresso, ministrada pelo professor Carlos Azevêdo. O encontro integra a programação do Clube de Leitura Narradoras do Tempo, iniciativa que busca discutir obras literárias e jornalísticas produzidas por mulheres, fortalecendo a formação crítica e sensível dos futuros jornalistas da UFPB.
O projeto de extensão conta com a colaboração dos estudantes de jornalismo Aline Nery, Ana Cecília, Ana Sofia, Kalyne Lustosa e Pedro Nunes.

Foto e texto: Mabel Pontes.