O projeto de extensão Narradoras do Tempo, vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenado pela professora Sandra Raquew Azevêdo, realizou na útlima sexta-feira, às 9h, o seu segundo encontro, desta vez na Escola Municipal Professora Maria Dutra, localizada na cidade de Duas Estradas, no Brejo paraibano.
O encontro contou com uma roda de leitura coletiva com estudantes do Ensino Fundamental II, que de leram e refletiram sobre as crônicas da escritora Ana Adelaide Peixoto, que participou do evento. A autora conversou com os alunos, promovendo um intercâmbio direto de impressões e vivências literárias.
“As pessoas cada vez mais leem menos, principalmente numa era digital, onde tudo é rápido, tudo é instantâneo e a leitura não. O livro é um instrumento de cultura, de autoconhecimento, de sabedoria. E para um aluno, a informação é muito mais que isso. Ler solitariamente já é uma maravilha, e ler em grupo, numa roda de leitura, é um momento de encontro. De encontro com o outro”, disse a autora Ana Adelaide Peixoto.
Outra presença especial foi a jovem escritora Mabel Pontes, estudante e autora de sua primeira crônica publicada em um livro produzido durante a Oficina de Jornalismo Impresso, ministrada pelo professor Carlos Azevêdo, do curso de Jornalismo da UFPB.
O evento marcou um momento simbólico para a comunidade escolar: a realização do Sarau Literário e a inauguração da Biblioteca Roberto Carlos Nunes, espaço que dedicado ao incentivo à leitura e à formação de novos leitores.
“Estou muito feliz com esse encontro de inaguração da Biblioteca Setorial aqui da Escola Municipal Professora Maria Dutra, porque a leitura nunca é demais, né?”, afirmou Flávia Rocha, secretária de Cultura de Duas Estradas.
“Muito importante porque os alunos conhecerem de perto a nossa Ana Adelaide, cronista paraibana, autora de várias crônicas maravilhosas e isso só vem enriquecer e incentivar ainda mais os nossos adolescentes a terem gosto pela leitura”, completou Silvania de Sousa, professora e coordenadora da rede municipal de ensino de Duas Estradas.
Narradoras do Tempo é um clube de leitura itinerante que tem como objetivo aproximar a literatura dos territórios e vivências locais, promovendo encontros entre autores, estudantes e leitores em formação. A proposta é valorizar a leitura de obras produzidas por mulheres, como experiência coletiva e transformadora, especialmente em escolas públicas da Paraíba.