Você está aqui: Página Inicial > Contents > Departamentos > Artes Cênicas

Artes Cênicas

por danielrocha publicado 30/06/2016 09h49, última modificação 17/04/2018 11h53

O Departamento de Artes Cênicas - DAC, está sediado no Centro de Comunicações, Turismo e Artes - CCTA, desta Universidade.

Atualmente, sob responsabilidade do Departamento de Artes Cênicas estão os seguintes cursos de Graduação:

- Bacharelado em Teatro - Habilitação Interpretação Teatral

- Licenciatura em Teatro

- Licenciatura em Dança

Mais informações: Departamento de Artes Cênicas

Breve Histórico

Em 1977 foi implantada a Licenciatura em Educação Artística, congregando profissionais oriundos de várias universidades, dotando a Paraíba de professores com destaque nacional, a exemplo de Antônio Fausto Neto, Laís Aderne, José Luís Braga, Luís Custódio da Silva, dentre outros. A UFPB torna-se, então, um centro de valorização das Artes, permitindo novos rumos no campo do conhecimento artístico - na época, ainda com pouca repercussão nas universidades nordestinas. A comunidade foi valorizada sobremaneira, pois a UFPB dotou o Campus I de casa de espetáculo, galeria de artes, orquestras de Câmara e Sinfônica, cursos de Licenciatura em Educação Artística, Bacharelado em Comunicação e em Música.

Em fevereiro de 1980, a Divisão de Teatro assume-se enquanto Núcleo de Teatro Universitário – NTU, inaugurando em 1982 o Teatro Lima Penante, com o espetáculo A Noite de Matias Flores, do paraibano Marcos Tavares, sob a direção de Fernando Teixeira. Este espaço vem a ser mais um pólo de reunião e discussão dos artistas da terra, abrindo as portas para o projeto Vamos Comer Teatro, coordenado pelo Prof. e Diretor Teatral Fernando Teixeira, que tinha como objetivo trazer a esta cidade espetáculos de destaque de todo o país, para a formação de uma platéia e para o incentivo ao fazer e à crítica teatral. Em 1988, vivenciamos o desmembramento do Departamento de Artes e Comunicação, permitindo então uma maior autonomia e gerenciamento para os dois departamentos. Dando continuidade a este compromisso de produção e formação artística, os professores do Departamento de Artes trabalharam no sentido de implantar um programa de ensino-pesquisa-extensão através de montagens teatrais que consolidassem o ensino do Teatro e da Dança na Paraíba. Também em consonância com o objetivo geral da melhoria da formação profissional da área, criou-se no início dos anos 1990 o Laboratório de Artes Cênicas (LAC) através do qual tem sido elaborado um plano de preparação de dançarinos e atores através de pesquisas e montagens, tanto em teatro como em dança, envolvendo professores e alunos em discussões amplas sobre métodos e processos criativos, análises sobre os resultados obtidos e apreciações críticas do produto realizado.

Em 2004, o Departamento de Artes Cênicas (DECEN) foi criado, a partir do desmembramento do Departamento de Artes, aprovado pelo CONSUNI através da resolução 12/2004. Um dos objetivos primeiros do recém-formado Departamento foi o de completar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do novo curso de Teatro que veio a substituir a habilitação em Artes Cênicas da Licenciatura em Educação Artística e passou a funcionar como curso de Graduação em Teatro, conferindo o grau de Bacharel e Licenciado aos alunos.

Em 2006, a divisão do Departamento de Artes em linguagens específicas, originou a atual configuração do Departamento de Artes Cênicas - DAC/UFPB, sob o qual estão os cursos de Bacharelado em Teatro - habilitação Interpretação Teatral, Licenciatura em Teatro e, a partir de 2012, o Curso de Licenciatura em Dança.