Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCTA recebe em novembro o 2º Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão
conteúdo

Notícias

CCTA recebe em novembro o 2º Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão

por CCTA publicado: 06/08/2018 13h33, última modificação: 06/08/2018 13h33

2º CONGRESSO INTERSABERES EM ARTE, MUSEUS E INCLUSÃO

7ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL 

10º ENCONTRO PARAIBANO DE ARTETERAPIA

O 2º CIAMI, a 7ª BIAP e o 10º EPA são eventos integrados, realizados no período de 22 a 24 de novembro de 2018,  no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB , Campus I, em João Pessoa.  O congresso conta com o apoio do Programa Associado de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE), consistindo em uma ação do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB/CNPq) e do Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIS).

O Congresso enfocará a temática: "Arte & Diversidade".

O tema busca discutir as pesquisas realizadas no campo das Artes e da Museologia, que possibilitam novos modos de pensar, de agir e de dar acesso a arte e a cultura. Pretende-se enfatizar reflexões sobre as práticas de democratização do acesso aos bens culturais, bem como a valorização das culturas produzidas fora dos centros hegemônicos, valorizando a resistência cultural e as experiências transculturais. 

Pretende-se refletir sobre:

• Acessibilidade e inclusão por meio da Arte em amplos contextos culturais; 

• Lugares da arte: contextos não formais e informais;

• Gênero e intersaberes marginais;

• Educação para a diversidade;

• Rupturas e desconstruções estéticas;

• Narrativas não hegemônicas e decoloniais.

O Congresso objetiva reunir pesquisadores e grupos de pesquisas das áreas de Artes, Museologia e Inclusão de todo o país,  possibilitando a troca de experiências transdisciplinares entre os profissionais das mais diversas áreas de conhecimentos, objetivando a socialização de pesquisas, relatos de experiências e estudos de casos. Será dada ênfase aos estudos teóricos, históricos, críticos e artísticos que abordem a relação arte e diversidade.

As questões referentes ao conceito de inclusão em contextos culturais (formais ou informais) em seu amplo leque de possibilidades, tem sido tema para inúmeras investigações, ampliadas com a aprovação da lei brasileira de inclusão em 2015. A inclusão sociocultural passou a ser elemento essencial da pauta contemporânea, tornando-se não só política pública prioritária, como obrigatoriedade legal. 

Os museus e as demais instituições culturais tem desenvolvido medidas e estratégias de ação objetivando a democratização de acesso aos bens culturais, respondendo as obrigatoriedades legislativas, participando ativamente do processo de humanização e contribuindo para o empoderamento dos agentes sociais.

Questões referentes as investigações sobre acessibilidade e inclusão  atitudinal, ambiental e/ou comunicacional desenvolvidas no contexto Ibero Americano, serão debatidas a partir dos seguintes questionamentos:

1. As políticas culturais de acessibilidade aplicadas nos museus e nas instituições culturais são de fato inclusivas? 

2. Como as artes podem contribuir para a inclusão e acessibilidade sociocultural?

3. A democratização do acesso as imagens por meio do uso dos recursos tecnológicos, pode impactar o cotidiano do público em situação de vulnerabilidade sociocultural?

O evento busca refletir coletivamente sobre as investigações e práticas que relacionam arte, inclusão e acessibilidade em diferentes contextos artísticos e culturais, buscando intersaberes, híbridos, conectados, miscigenados, performáticos, transculturais e marginalizados.

Mais informações: www.even3.com.br/IICIAMI