Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aluna da Pós-Graduação em Música do CCTA é premiada em concurso internacional
conteúdo

Notícias

Aluna da Pós-Graduação em Música do CCTA é premiada em concurso internacional

Isabelle Azevedo conquistou o primeiro lugar na categoria Música de Câmara
publicado: 13/07/2021 14h43, última modificação: 13/07/2021 14h43

Isabelle Azevedo, mestranda em violoncelo no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) do CCTA, conquistou o primeiro lugar na categoria Música de Câmara no International Classic Web Competition 2021. 

A competição internacional de música clássica, realizada de maneira remota, foi promovida pela Associazione Musicale Dionisio, da cidade de Savona, na Itália. 

A estudante se apresentou em duo camerístico de violoncelo e piano ao lado do pianista paraibano Glauco Tassio Fernandes, interpretando repertório dedicado a Ludwig van Beethoven. 

Isabelle, discente na subárea de Práticas Interpretativas, no PPGM, desenvolve pesquisa sobre a obra do compositor brasileiro José Vieira Brandão, sob orientação artístico-acadêmica do Prof. Felipe Avellar de Aquino. 

O pianista que a acompanhou na apresentação on-line, Glauco Tassio Fernandes, é egresso do Bacharelado em Música da UFPB e leciona na Escola de Música Anthenor Navarro. 

Seguindo os parâmetros estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a atuação artística faz parte dos trabalhos desenvolvidos na área de Práticas Interpretativas dos Programas de Pós-Graduação na área de artes-música. 

A segunda edição do International Classic Web Competition foi realizada entre os dias 25 de junho e 7 de julho, dividido nas categorias piano, violino, canto e música de câmara (de duo a quintetos), e contou com membros do júri da cidade de Gênova, incluindo instrumentistas do Teatro Carlo Felice e do Conservatório Nicolo Paganini. Dentre os membros do júri estavam Roberto Mingarini (presidente), Cinzia Bartoli, Roberto Sechi, Claudio Ottino e Susanna Bongiovanni. 

O evento tem o objetivo de oferecer visibilidade a jovens musicistas, notadamente durante o momento de pandemia e as dificuldades de realização plena das atividades artístico-culturais. O concurso contou com participantes italianos e de outros países, e já faz parte do calendário artístico da região da Ligúria, na Itália.

 

Reportagem: Débora Freire c/ PPGM