Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ArTTrainee Exposição Pesquisa-Processo: Dissecando Processos Criativos - Pinacoteca-UFPB
conteúdo

Notícias

ArTTrainee Exposição Pesquisa-Processo: Dissecando Processos Criativos - Pinacoteca-UFPB

por CCTA publicado: 29/05/2016 18h00, última modificação: 04/07/2016 15h07

A abertura e palestra da exposição será nesta quarta-feira, 01/06/2016, na Biblioteca Central da UFPB, 1 andar, às 17h00. A exposição estará aberta no período de 01/06/2014 a 30/06/2016 e os horários de visitação serão das 08h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Com ênfase nos conceitos de Esquizo-análise e Arte Relacional, formulados respectivamente por Gilles Deleuze & Félix Guattari e Nicolas Bourriaud, esta exposição traz para a discussão o arTTrainee como forma de arte relacional e dispositivo de formação esquizo-analítica, a partir da produção de uma cartografia dos relatos de experiências vividas pelos seus usuários/artistas. Treinar significa habilitar, capacitar, praticar, preparar para competições, ensaiar, ensinar, instruir. O arTTrainee, ao enfatizar o pensamento do fazer e exercitar este pensar-fazer tenta agir na formulação desse saber-fazer, trabalhando criticamente apegos a referências naturalizadas e estereótipos para poder constituir-se e reconstituir-se no vigor das ideias em processos criativos em artes visuais. A pesquisa realizada na internet e nos arquivos de artista, buscou construir um corpo de documentos e argumentos que abrem possibilidades para entender e valorizar essa prática no ensino da arte contemporânea.

Analisar por dentro os processos de criação de diferenciados artistas visuais, entre 2008 e 2015, foi o desafio proposto pelo Dr. Edson Barrus quando da sua candidatura ao Pós Doutorado pelo Programa Associado de Pós Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE, em 2014. Intitulada “arTTrainee” sua pesquisa corresponde ao estímulo à reflexão sobre o próprio processo criativo em curso, seja no ateliê do artista, na graduação ou pós graduação em artes visuais. Os desafios estabelecidos pelas poéticas criativas estão presentes no cotidiano dos artistas/pesquisadores, se faz necessário estimular a análise crítica sobre os mesmos, afim de que os autores possam refletir sobre sua produção visual e analisar o impacto da mesma sobre o campo ampliado da arte contemporânea.

Essas estruturas rizomáticas estão hiperlincadas com todo o entorno do campo de produção artística na contemporaneidade. Para criar é necessário refletir! Essa premissa permeia os mais diversos campos dos saberes, as artes visuais estão no cerne dessa questão, não se compreende a criação na arte contemporânea sem que o artista/pesquisador reflita sobre a própria produção, sem que pense conceitos e processos, sem que analise a pós-produção, o impacto da obra sobre o público. Se Rancière emancipou o público, pensamos também em emancipar o processo criativo.

Na língua portuguesa o termo “expor” significa “fazer ficar em evidência; apresentar-se; mostrar produtos aos clientes; revelar; tornar público; tornar compreensível; fazer com que todos vejam; exibir; apresentar”. As exposições costumam apresentar ao público as obras, o resultado da criação artística, nesta exposição “arTTreinee” à Pinacoteca da UFPB irá apresentar o processo, ou seja, o acompanhamento do processo criativo de artistas/pesquisadores, suas dúvidas, questionamentos, inquietações, erros, embates, tudo aquilo que leva ao resultado da criação em artes visuais.

A partir da sua investigação de Pós Doutorado o Dr. Edson Barrus apresenta a dissecação dos processos de criação a partir do seu método arTTrainee, mostrando imagens, falas dos artistas/pesquisadores, detalhes, que normalmente passam despercebidos pelo público. Abrir os bastidores da criação em artes visuais é democratizar e desmistificar o artista, apresentar a arte como processo de trabalho, como ofício cotidiano, vivenciada isoladamente ou em coletivos, tornando-a acessível a todos, abrindo a cartografia da criação e convidando os transeuntes desavisados a seguir trilhas semelhantes.