Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Assessoria de Extensão abre inscrições para cursos de Teatro
conteúdo

Notícias

Assessoria de Extensão abre inscrições para cursos de Teatro

Os cursos serão gratuitos e as aulas serão ministradas aos sábados, no Departamento de Artes Cênicas.
por CCTA publicado: 20/03/2018 12h39, última modificação: 20/03/2018 12h39

A Assessoria de Extensão do CCTA, em parceria com a Coordenação do Curso de Licenciatura em Teatro - Departamento de Artes Cênicas do CCTA/UFPB, informa que já estão abertas as inscrições para dois cursos de extensão em Teatro. 

O Curso "Teatro de Animação" visa oferecer aos interessados uma experiência com a linguagem do Teatro de Animação. O curso será composto de três módulos. O primeiro módulo será desenvolvido com base na proposta de "escuta das materialidades", explorando jogos teatrais e articulando-se através da relação entre corpo e objeto, além de explorar a própria relação com os materiais e suas possibilidades na perspectiva da criação dramatúrgica. O segundo módulo abordará a criação, confecção e manipulação de bonecos, na modalidade bonecos de vara e o terceiro módulo se constituirá com a confecção da caixa cênica para a linguagem do teatro Lambe-lambe, bem como a criação individual de dramaturgias. O curso será desenvolvido com base nas técnicas do Teatro de Animação, explorando materiais diversos, a relação com objetos e espaços, sua manipulação e, ainda, com base em técnicas teatrais, jogos teatrais e a relação corpo-espaço-objeto.

TEATRO DE ANIMAÇÃO
Quando: 24/03/2018 a 02/06/2018
Sábados, das 09h às 12h
Onde: Departamento de Artes Cênicas
Inscrições pelo e-mail: teatrodeanimacao2018@gmail.com
20 vagas

O curso "Criação Teatral: em busca de um corpo poético" visa oferecer aos interessados uma experiência com a linguagem teatral. De caráter prático, o curso se desenvolverá por meio de quatro módulos de trabalho, relacionados a técnicas de preparação corporal e procedimentos de composição, finalizando com um experimento coletivo criado a partir do que foi experienciado. Os dois primeiros módulos serão voltados para a preparação corporal do ator, a partir de duas perspectivas diferentes. Na primeira, utilizando de elementos de matriz cultural, por meio da técnica do Cavalo Marinho e, em seguida, pelo uso do bastão, pensado enquanto um procedimento técnico que pode contribuir para construção de cena. Os dois módulos sucessivos serão voltados para processos de composição, entendido como a articulação dos diversos elementos que compõe a cena. Portanto, o terceiro módulo abordará os processos de composição dos elementos visuais da cena, com ênfase no figurino e maquiagem e, o quarto e último, será focado em procedimentos e dinâmicas de composição a partir da apropriação de elementos concretos de tempo e espaço, cuja articulação resultaria na construção de cenas teatrais. Ambos os processos de composição terão como tema comum um extrato textual, a ser escolhido pelos ministrantes. Este texto também servirá como referência para a construção do experimento final.

CRIAÇÃO TEATRAL: EM BUSCA DE UM CORPO POÉTICO
Quando: 24/03/2018 a 02/06/2018
Sábados, das 09h às 12h
Onde: Departamento de Artes Cênicas
Inscrições pelo e-mail: criacaoteatralufpb@gmail.com
20 vagas

Fonte: Márcia Chiamulera - Coordenadora  do Curso de Licenciatura em Teatro/UFPB