Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Assessoria de Extensão do CCTA divulga orientações para seleção de estudantes em projetos do PROBEX
conteúdo

Notícias

Assessoria de Extensão do CCTA divulga orientações para seleção de estudantes em projetos do PROBEX

publicado: 27/04/2021 09h47, última modificação: 27/04/2021 10h34

A Assessoria de Extensão do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) divulgou orientações normativas para o processo de seleção de estudantes como bolsistas ou voluntários nos 41 projetos oriundos do CCTA aprovados no edital PROBEX 2021 – 2022. Dos 41 projetos, 38 contarão com uma bolsa de extensão cada um. As orientações devem ser seguidas tanto pelos coordenadores dos projetos como pelos discentes interessados em participar do processo seletivo. 

Os candidatos a bolsistas e o estudantes que deseje participar do projeto na condição de voluntário deverão, no período de 28 a 30 deste mês, adotar o seguinte procedimento: acessar o SIGAA; clicar no menu BOLSAS; em seguida em OPORTUNIDADE DE BOLSA; selecionar o TIPO de bolsa EXTENSÃO; informar o nome do ORIENTADOR (coordenador do projeto); clicar em BUSCAR; depois ir no ícone PARTICIPAR DA SELEÇÃO DE BOLSA DE EXTENSÃO; preencher o formulário que abrir e, por fim, clicar em REGISTRAR-SE COMO INTERESSADO. 

Para participar, os interessados deverão atender aos seguintes pré-requisitos: estar regularmente matriculado (a) na UFPB; não participar, como bolsista, de outros programas acadêmicos; não ser concluinte; apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) satisfatório; se bolsista nos editais de 2020, ter submetido resumo no XXI ENEX. 

É importante destacar que cada estudante só poderá se inscrever em até três projetos de extensão. Também vale lembrar que, além dos critérios previstos no Edital PROBEX (2021-2022), pode haver outros específicos para inscrição/seleção de discentes como bolsista/voluntário num projeto de extensão, desde que sejam estabelecidos pelo(a) coordenador(a) do mesmo.

A seleção para discentes bolsistas e voluntários ocorrerá de 03 a 10 de maio. Já a publicação do resultado da seleção será dia 11 de maio no site da Assessoria de Extensão do CCTA. 

Cada coordenador ficará responsável em fazer contato com os estudantes que registraram interesse, informando dia, horário e formato da seleção de seu respectivo projeto. 

Os discentes selecionados como bolsistas deverão encaminhar aos seus respectivos coordenadores a documentação: termo de compromisso (Anexo I) devidamente preenchido e assinado; histórico escolar da graduação atualizado emitido pelo SIGAA, coordenação do curso ou CODESC; cópia de CPF e RG; comprovante de conta corrente de qualquer Banco ou conta Poupança da Caixa Econômica Federal (cópia do cartão).

 

Prazos para os coordenadores de projetos PROBEX

Os coordenadores dos projetos têm até amanhã (28) para acessar o SIGAA e colocar a ação “EM EXECUÇÃO”.

Já em relação ao resultado das seleções realizadas por cada coordenador, ele deverá ser encaminhado à Assessoria de Extensão (via e-mail assext.ccta@academico.ufpb.br) até o dia 11 de maio, indicando o nome do aluno selecionado para bolsista. Além disso, as coordenações dos projetos terão até o dia 13 de maio para enviar a documentação exigida para formalização do contrato.

Outras datas importantes são a do período para o cadastrado do Plano de Trabalho dos discentes bolsistas no SIGAA, que vai de 10 a 14 de maio; e o período para Coordenador cadastrar o(s) Plano(s) de Trabalho dos discentes(s) voluntário(s) no SIGAA, de 10 a 15 de maio.

 

Renovação de bolsas e seleção entre estudantes membros de projetos 

Os coordenadores que pretendem renovar bolsa de estudantes que já fazem parte de projeto no ano 2020, também deverão fazer suas seleções com os discentes que demonstrarem interesse, visando obter discentes voluntários e ter o conhecimento do perfil e interesse do aluno em relação ao projeto para futuras substituições de bolsistas, caso venha necessitar ao longo do projeto em execução. O mesmo deve acontecer caso os coordenadores desejem realizar a seleção entre estudantes já envolvidos como membros de execução na proposta. 

Independente dos critérios a serem adotados, os coordenadores dos projetos deverão informá-los à Assessoria de Extensão do CCTA até esta terça-feira (27), a fim de que sejam divulgados antes de iniciar o período de registro de interesse. 

A listagem dos discentes que demonstrarem interesse deverá ser extraída do SIGAA1 pelo coordenador e encaminhada à Assessoria de Extensão (via o e-mail assext.ccta@academico.ufpb.br), até o dia 03 de maio, conforme previsto no Edital PROBEX 2021-2022.

 

Reportagem: Débora Freire