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Carta aberta à comunidade do CCTA

publicado: 15/03/2022 16h10, última modificação: 15/03/2022 16h10

Prezados docentes, técnicas(os) e estudantes,

 

Vimos, por meio desta, falar um pouco sobre ações realizadas no nosso CCTA nos quase um ano e quatro meses em que estamos à frente da Direção. 

Assumimos a gestão do CCTA em novembro de 2020 e, mesmo enfrentando a pandemia de Covid-19, os cortes severos de verbas pelo Governo Federal e as dificuldades encontradas no que diz respeito à execução de alguns serviços que dependem da liberação da reitoria, demos andamento em tudo quanto foi possível. 

Para esclarecer o que efetivamente foi executado nesse tempo, optamos por detalhar por áreas as inúmeras demandas recebidas. 

Começamos pelo setor de Administração Predial do CCTA que é o responsável, dentre outras atividades, por coordenar e supervisionar a execução de serviços de manutenção das estruturas físicas do Centro. 

Os pedidos de serviços que chegam ao respectivo setor, bem como as necessidades que são identificadas pela própria Administração Predial do CCTA são imediatamente repassados, via processo, às Superintendências da UFPB competentes de acordo com a característica da demanda. Esse é único caminho que o setor de Administração Predial tem para poder realizar os serviços necessários de manutenção. 

Para demonstrar o compromisso da atual gestão com a melhoria das instalações e da qualidade de trabalho e estudo dos usuários do CCTA, trazemos alguns dados importantes e que devem chegar ao conhecimento de toda a comunidade acadêmica. 

Iniciamos pelas requisições de manutenção que são as solicitações de caráter emergencial ou com grau de dificuldade de execução baixo. No CCTA, tivemos até agora 292 solicitações de manutenção, sendo que destas, 202 já foram solucionadas, restando 90, as quais dependem de vários fatores como licitações que devem ser feitas pela Universidade e espera de vaga para atendimento pela Superintendência de Infraestutura (SINFRA) da UFPB. 

Sobre as solicitações atendidas, que podem ser subdivididas de acordo com o tipo de serviço, vale destrinchar ainda às áreas finalizadas: 41 demandas de Construção Civil; 61 de Instalações Elétricas; 31 de Instalações Hidráulicas e Sanitárias; 66 de Máquinas e Equipamentos; 1 de Marcenaria; e 2 de Telefonia. 

Já sobre os processos de manutenção que envolvem solicitações mais complexas e de elevado custo, temos os seguintes dados: 22 processos abertos; 7 processos atendidos; 14 em andamento e 1 processo negado. 

Como adiantamos, a atual gestão do CCTA, bem como em toda UFPB, vem enfrentando dificuldades financeiras, burocráticas e contratuais desde o início e, apesar disso, conseguiu realizar uma série de melhorias nos diversos edifícios do Centro como: 

  • Substituição de telhas e impermeabilização dos blocos A, B, C, D; no prédio dos Centros Acadêmicos; na Escola de Música; no Cine Aruanda e na Sala Radegundis Feitosa.

 

  • Pintura de paredes internas e externas, de grades, de corrimões e das portas dos blocos A, B, C, D, do prédio dos Centros Acadêmicos, da Escola de Música, do Cine Aruanda e da Sala Radegundis Feitosa.

 

  • Substituição de dezenas de lâmpadas tubulares em todas as edificações.

 

  • Reforço na iluminação externa nas áreas entre a Escola de Música e a Sala Radegundis Feitosa; no corredor que liga a Escola de Música ao Bloco D e a reativação de postes e refletores que não estavam em funcionamento, como os que iluminam os corredores entre os blocos.

 

  • Instalação e manutenção de ares-condicionados, de geláguas e de geladeiras, totalizando 66 equipamentos.

 

Além de muitas emergências e outras requisições que já foram atendidas. 

É importante que seja do conhecimento de todos que desde o mês de setembro de 2021, a Administração Predial do CCTA vem enfrentando dificuldades no atendimento às demandas. No final de novembro do ano passado, o contrato com a empresa Brilhante Engenharia (responsável por vários serviços de reparo) se encerrou e, até o momento, não há nova empresa para atendimento das solicitações de manutenção. Estamos aguardando o fim do processo licitatório, realizado pela Administração Central da UFPB, para dar seguimento aos trabalhos. A falta de uma empresa de manutenção vem dificultando a realização de reparos e melhorias, por exemplo, nos banheiros, essenciais para o funcionamento do Centro. 

Em relação à manutenção de ares-condicionados, apesar de haver empresa terceirizada vencedora da licitação e em processo de orçamento dos serviços, fomos informados que estão trabalhando com grande lentidão e que já estão recebendo notificações e sanções por parte da fiscalização de contrato. 

No tocante à aquisição de materiais temos, entre outros, o recebimento de 60 computadores para o Laboratório de Inclusão Digital; licenças do Pacote Adobe, além de alguns dos principais equipamentos para compor a Unidade de Hospitalidade, projeto do Centro voltado para os cursos de Hotelaria e Turismo, a fim de fortalecer o ensino com aulas ainda mais práticas. 

Referente a novos espaços no CCTA temos a designação do local para abrigar o Laboratório de Inclusão Digital, que será destinado tanto para a Graduação como para a Pós-Graduação; designação de ambiente para a Sala de Videoconferência; acompanhamento e andamento do Projeto da Unidade de Hospitalidade; retomada das obras da Nova Escola de Música e a estruturação do Almoxarifado do Centro. 

Também tivemos implantação da Assessoria de Comunicação e Imprensa; a criação da Assessoria de Internacionalização e da Comissão de Biossegurança do Centro; a estruturação da Editora do CCTA; a reorganização da Assessoria Administrativa, além da criação da função de Assessor de Pós-Graduação e contratação de três novos servidores para dar ainda mais celeridade ao trabalho de setores como o de Gestão de Pessoas e de Compras. 

Acerca de parcerias firmadas temos, entre elas, a que estabelecimento com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) para a realização na UFPB do maior Congresso de Comunicação da América Latina; e a criação de projeto (em andamento) junto ao Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) da UFPB para oferecer melhorias nos sites do CCTA. 

Relativamente à gestão de processos, demandas documentais e representatividade citamos as importantes iniciativas de criação de regimentos dos equipamentos no âmbito do CCTA, como a do próprio Centro; a nova matriz orçamentária que trouxe mais autonomia para os departamentos; maior celeridade e transparência nos processos; organização do Conselho de Centro com portarias atualizadas e a representação discente nos conselhos e comissões. 

Diante do exposto e dos esforços que têm sido feitos, reafirmamos o compromisso de buscar realizar todas as medidas que forem necessárias para manter a qualidade das atividades de ensino, de pesquisa, de extensão, de inclusão e de internacionalização na perspectiva de contribuir efetivamente para o melhor desenvolvimento científico e social possível da nossa comunidade acadêmica. 

 

Ulisses Silva e Fabiana Siqueira
Direção e Vice-direção do CCTA