Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Comissão de Biossegurança do CCTA cria site para divulgar Protocolo com orientações sobre retorno gradual das atividades presenciais

Volta de servidores e estudantes ainda não tem data
publicado: 08/06/2021 11h32, última modificação: 08/06/2021 15h26

A Comissão de Biossegurança do CCTA criou uma página para divulgar o Protocolo com orientações sobre retorno gradual das atividades presenciais no respectivo Centro de Ensino.

O documento foi construído com base nas particularidades que envolvem, entre outros, os cursos de graduação e pós-graduação, secretarias, departamentos, laboratórios, espaços de apresentação e exibição, e a biblioteca setorial.

Para isso, foi realizado, primeiramente, um diagnóstico da situação do CCTA no cenário da pandemia, observando, sobretudo, a legislação e as normas sanitárias relacionadas à Covid-19.

Vale ressaltar que a volta às atividades presenciais ainda não tem data definida, pois só será possível quando as condições epidemiológicas permitirem.

Importante lembrar também que qualquer solicitação de retorno de atividades presenciais no CCTA, como a utilização de laboratório ou de secretaria, por exemplo, deve ser direcionada, via processo, pelo SIPAC, direcionado à Comissão de Biossegurança do Centro. As avaliações são feitas com base nas particularidades do CCTA, nas decisões do Conselho de Centro, na legislação vigente, nas resoluções da UFPB sobre a pandemia e no Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais da universidade. É preciso atenção aos documentos, em especial aos formulários específicos, que devem ser anexados no processo de solicitação pelo SIPAC e que podem ser conferidos no Protocolo.

A Comissão analisará as solicitações e responderá em um prazo máximo de 15 dias corridos. Nas análises, serão levadas em consideração as peculiaridades de cada ambiente, a legislação em vigor a respeito da pandemia, o uso dos espaços, a circulação de pessoas, a ofertas de insumos de higienização, a capacidade de limpeza adequada dos locais, entre outros aspectos pertinentes, sempre com foco na preservação da vida de cada cidadão, que compõe ou frequenta o CCTA.

A autorização uma vez concedida poderá ser alterada pela Comissão de Biossegurança do CCTA em decorrência de mudanças no cenário da pandemia ou necessidade de uso do(s) espaço(s) por mais solicitantes. Essa alteração será comunicada via e-mail da Comissão para os solicitantes.

Casos omissos também deverão ser comunicados à Comissão de Biossegurança para avaliação e parecer.

O site da Comissão de Biossegurança do CCTA ainda traz informações e orientações sobre agendamento para testagem de Covid-19 por professor, estudante, técnico administrativo e colaborador de terceirizadas; sinalização de ambientes; e o Plano UFPB para retorno gradual das atividades presenciais, elaborado pela Comissão de Biossegurança da universidade em 2020.

Dúvidas e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail comissao.bioccta@gmail.com

Sobre a Comissão de Biossergurança do CCTA

Objetivos:

- Recomendar ações que permitam o retorno gradual e seguro das atividades presenciais no Centro, quando as condições epidemiológicas permitirem;

- Preservar a vida de cada um dos integrantes da comunidade do CCTA e também dos visitantes externos ao Centro;

- Acompanhar o processo de retomada gradual das atividades presenciais e conscientizar sobre as responsabilidades de cada um diante do cenário da pandemia, para combater a propagação do vírus;

- Reforçar as medidas gerais de distanciamento social e proteção individual e coletiva;

- Avaliar as solicitações de retorno de atividades presenciais nos ambientes do Centro.

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DO CCTA:

Professores

Fabiana Cardoso de Siqueira - Dejor/vice-direção CCTA - presidente da Comissão

Ticiano Albuquerque de C. Rocha – Demus

Técnicos-administrativos

Anne Katarinne Leite de Souza Lucena - Lamusi

Gabriel Carneiro Almeida - Direção/CCTA

Fábio Firmino Machado - Biblioteca Setorial/CCTA

Klewton Medeiros Fagundes - Siag/CCTA

Estudante

Juliana Nunes Lima - discente CA Jornalismo

Sobre o Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA)

O Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), funciona no Campus I da UFPB, em João Pessoa, e possui 14 cursos de graduação e 4 Programas de Pós-Graduação. Conta com 85 técnicos administrativos e técnicos músicos, 179 profesores efetivos, substitutos e visitantes, e mais de 1.900 alunos ativos.

É um dos Centros da universidade que costuma ter uma grande quantidade de projetos de extensão, que envolve o acesso de pessoas da comunidade externa às instalações da instituição. Além disso, possui laboratórios que demandam manuseio presencial de equipamentos, que são compartilhados por estudantes, público externo, docentes e técnicos.

Reportagem: Débora Freire c/ Comissão de Biossegurança CCTA/UFPB