Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Comissão de Biossegurança do CCTA realiza sinalização de ambientes para retorno gradual de servidores
conteúdo

Notícias

Comissão de Biossegurança do CCTA realiza sinalização de ambientes para retorno gradual de servidores

publicado: 09/11/2021 11h42, última modificação: 09/11/2021 11h42

Com o retorno gradual de técnicos e de docentes, que ocupam cargos de gestão, da UFPB prevista para dia 17, a Comissão de Biossegurança do CCTA está sinalizando os ambientes na tentativa de garantir uma volta ao trabalho mais segura, atendendo às regras sanitárias exigidas pelos órgãos de Saúde e pela portaria expedida pela reitoria da universidade. 

A sinalização no CCTA vem sendo realizada desde o mês de outubro, depois de avaliações feitas pela Comissão de como melhor concretizá-la. 

Vale ressaltar que a respectiva portaria poderá ainda sofrer alterações antes do dia 17, já que no dia 16 haverá reunião no Conselho Universitário da instituição para discutir as sugestões que foram feitas pelos conselheiros à Administração Central sobre essa volta presencial às atividades. 

Importante lembrar também que as aulas deste período continuarão de maneira remota. Ainda não há definição de como será o próximo período (2021.2). 

Em junho, a Comissão criou uma página para divulgar o Protocolo com orientações sobre o retorno presencial ao trabalho no respectivo Centro de Ensino. 

O documento foi construído com base nas particularidades que envolvem, entre outros, os cursos de graduação e pós-graduação, secretarias, departamentos, laboratórios, espaços de apresentação e exibição, e a biblioteca setorial. Para isso, foi realizado, primeiramente, um diagnóstico da situação do CCTA no cenário da pandemia, observando, sobretudo, a legislação e as normas sanitárias relacionadas à Covid-19. 

O site da Comissão de Biossegurança do CCTA ainda traz informações e orientações sobre agendamento para testagem de Covid-19 por professor, estudante, técnico administrativo e colaborador de terceirizadas; sinalização de ambientes; e o Plano UFPB para retorno gradual das atividades presenciais, elaborado pela Comissão de Biossegurança da universidade em 2020.

Dúvidas e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail comissao.bioccta@gmail.com

 

Sobre a Comissão de Biossergurança do CCTA 

Objetivos:

- Recomendar ações que permitam o retorno gradual e seguro das atividades presenciais no Centro, quando as condições epidemiológicas permitirem;

- Preservar a vida de cada um dos integrantes da comunidade do CCTA e também dos visitantes externos ao Centro;

- Acompanhar o processo de retomada gradual das atividades presenciais e conscientizar sobre as responsabilidades de cada um diante do cenário da pandemia, para combater a propagação do vírus; 

- Reforçar as medidas gerais de distanciamento social e proteção individual e coletiva;

- Avaliar as solicitações de retorno de atividades presenciais nos ambientes do Centro.

 

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DO CCTA: 

Professores

Fabiana Cardoso de Siqueira - Dejor/vice-direção CCTA - presidente da Comissão

Ticiano Albuquerque de C. Rocha – Demus 

Técnicos-administrativos

Anne Katarinne Leite de Souza Lucena - Lamusi

Gabriel Carneiro Almeida - Direção/CCTA

Fábio Firmino Machado - Biblioteca Setorial/CCTA

Klewton Medeiros Fagundes - Siag/CCTA 

Estudante

Juliana Nunes Lima - discente CA Jornalismo 

 

Sobre o Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) 

O Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), funciona no Campus I da UFPB, em João Pessoa, e possui 14 cursos de graduação e 4 Programas de Pós-Graduação. Conta com 85 técnicos administrativos e técnicos músicos, 179 profesores efetivos, substitutos e visitantes, e mais de 1.900 alunos ativos.

É um dos Centros da universidade que costuma ter uma grande quantidade de projetos de extensão, que envolve o acesso de pessoas da comunidade externa às instalações da instituição. Além disso, possui laboratórios que demandam manuseio presencial de equipamentos, que são compartilhados por estudantes, público externo, docentes e técnicos.

 

Reportagem: Débora Freire c/ Comissão de Biossegurança CCTA/UFPB