Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB lança edital de seleção para programa de apoio ao aluno com deficiência
conteúdo

Notícias

Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB lança edital de seleção para programa de apoio ao aluno com deficiência

publicado: 24/03/2022 12h20, última modificação: 24/03/2022 12h20

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), da UFPB, publicou edital de seleção para estudantes dos cursos de graduação presencial, de qualquer um dos quatro campi da instituição, interessados em atuar no Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência (PAED - Programa Aluno Apoiador). 

As inscrições seguem até dia 30 de março e devem ser feitas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), seguindo devidamente o passo a passo que consta no edital 04/2022. 

Os selecionados receberam bolsa no valor de até R$ 500. 

Podem se inscrever para concorrer a uma das vagas os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial, que tenham Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a sete e, especificamente, para estudantes dos cursos de Ciências Exatas, igual ou superior a cinco. Além disso, o interessado no programa deverá ainda ser aluno do mesmo campus onde se encontra o estudante assistido indicado na inscrição; ser, preferencialmente, do mesmo curso ou da mesma área do curso do estudante assistido; e ser, prioritariamente, estudante com renda per capita de até 1,5 salário mínimo ou oriundo de escola pública. 

Cada aluno pode se candidatar apenas para uma vaga e para um estudante assistido. 

Estão sendo ofertadas 49 vagas para convocação imediata, bem como destinado à composição do cadastro de reserva de todos os campi da UFPB. Lembrando que o número de alunos apoiadores convocados neste edital poderá sofrer alterações a qualquer momento, para mais ou para menos, a depender da demanda dos alunos apoiados do CIA. 

No edital da seleção, é possível consultar a lista de estudantes que necessitam de apoio para o semestre 2021.2, o número de apoiadores que vão atender a cada estudante e o perfil necessário para o apoiador, indicando, por exemplo, as tarefas que deverão ser realizadas pelo aluno apoiador. 

O processo seletivo se dará em três etapas: 

1ª etapa - capacitação e reunião preparatória (eliminatória)

2ª etapa - prova (eliminatória)

3ª etapa - avaliação socioeconômica (classificatória)

 O resultado final, após recursos, está previsto para dia 9 de maio. Já a assinatura do Termo de Compromisso será provavelmente em 13 de maio. Os resultados de todas as etapas da seleção serão divulgados no site do CIA.  

Os aprovados terão uma carga horária de, no máximo, 80h mensais (20h por semana) para prestar apoio. Dessas, quatro horas mensais serão destinadas ao curso de formação continuada "Inclusão em Foco", de participação obrigatória, e que tem por objetivo formar, capacitar apoiados e apoiadores ao longo de sua jornada acadêmica, bem como toda comunidade acadêmica acerca da temática inclusão e acessibilidade. 

O Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência da UFPB desenvolver-se-á por meio da seleção/atuação de estudantes apoiadores que assumirão atividades junto aos estudantes com deficiência, respeitando-se as peculiaridades, as necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrentes de sequelas física motora, auditiva, visual, de Transtorno do Espectro do Autismo, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outras demandas pedagógicas.

 

Reportagem: Débora Freire c/ CIA/UFPB