Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Cinema do CCTA apresenta primeira versão pública do projeto Mostra Prata da Casa
conteúdo

Notícias

Curso de Cinema do CCTA apresenta primeira versão pública do projeto Mostra Prata da Casa

publicado: 04/04/2022 08h01, última modificação: 04/04/2022 08h01

O curso de Cinema e Audiovisual do CCTA apresenta, nesta segunda-feira (4), a primeira versão da mostra Prata da Casa que conta com recorte curatorial denominado ‘Cidade e Política’. 

O projeto Prata da Casa se traduz na catalogação, preservação, promoção e difusão das obras fílmicas, realizadas por ex-alunos (as) da graduação em Cinema, para compor um catálogo com as suas produções audiovisuais. A ação tem como objetivo catalogar e difundir a produção realizada através de diversos exercícios e desenvolvida em distintas disciplinas, tendo como próxima fase a disponibilização na internet através de um sítio dinâmico. 

O evento de hoje, que será realizado às 17h, no Cine Aruanda do CCTA, campus I, em João Pessoa, contará com a exibição pública e gratuita de duas obras fílmicas. 

A organização do evento lembra que serão seguidos todos os protocolos de biossegurança exigidos pelos órgãos de saúde e pelas comissões de biossegurança do CCTA e da UFPB. 

 

Obras que serão apresentadas nesta segunda 

As obras filmográficas em questão são Dias de Ira (Brasil/Paraíba, 19’58’’, 2016) de Wagner Ramos e Epitácio (Brasil/Paraíba, 14’ 43’’, 2015), de Leonardo Gonçalves, de Mariana Dutra e de Caio Queiroz. Devido ao fato de ambos os filmes desse recorte serem documentários vale destacar o apoio do Grupo de Pesquisa Documentário em Relações da UFPB comandado pelo Professor João de Lima Gomes e tendo como participantes o Professor Fernando Trevas Falcone, Professor Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega e a Professora Vania Perazzo Barbosa.  

O filme Dias de Ira trata-se de um ato documentarista de percorrer as manifestações a favor do impeachment de Dilma Rousseff, investigando os sentimentos expressos nos rostos, gestos, cartazes e depoimentos dos manifestantes. A luta de classes e o preconceito das elites, amparados por uma ferrenha campanha da grande mídia, que em grande medida afloram-se nos discursos captados pelo seu realizador nos atos democráticos supracitados. 

Epitácio conta com uma tripla direção dos também discentes Leonardo Gonçalves, Mariana Dutra e Caio Queiroz. Os três alunos cineastas documentam atos corriqueiros que fazem parte de uma das principais avenidas da capital paraibana no período de diversas manifestações e trazem um desenho histórico desse etermo liame que envolvem as relações das urbanidades com as políticas à época vigentes, as quais afetam diretamente as formas de ser e estar dos corpos nos espaços citadinos reverberando em eventos futuros, no caso os nossos dias atuais. 

 

Sobre o projeto ‘Prata da Casa’ 

Além de preservar a memória do curso e de um novíssimo cinema realizado na Paraíba, a atividade salvaguarda parte da cultura do estado paraibano. O Prata da Casa tem potencial para suscitar outros projetos dos mais variados recortes: escritas de TCC’s, artigos, grupos de estudos, e aporte para realização de outras iniciativas ligadas a preservação da mídia fílmica em si, além das demais ações que podem emergir desse acervo da memória cultural do povo paraibano, nordestino, brasileiro, latino-americano. 

Os produtos culturais fílmicos do projeto são compostos de animações, cinema expandido, cinema experimental, curtas-metragens, documentários, videoarte, videoclipe, videopoesia, vídeo mapping, instalações híbridas, longas-metragens, dentre outros. 

O Prata da Casa foi desenvolvido na disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada pelo professor Hélder Nóbrega e desenvolvido em outras matrizes curriculares a exemplo de Curadoria do Audiovisual, lecionada pelo mesmo docente. Além das disciplinas Estágio Supervisionado II, instruída pelo Professor Arthur Lins, e Estágio Supervisionado III, ensinada pelo Professor Carlos Dowling. O projeto conta ainda com o apoio e participação dos Professores Fernando Trevas Falcone e João de Lima Gomes. Desse modo os cinco docentes mencionados do curso de Cinema e Audiovisual assinam a obra catalográfica Prata da Casa lançada no mesmo evento. 

Por consistir na feitura de um catálogo com a produção filmográfica e videográfica das alunas e alunos do curso desde a sua criação em 2012, essa ação tem como objetivo iniciar as comemorações referentes à primeira década de existência do curso de Cinema e Audiovisual da UFPB ocorrida neste ano de 2022. 

Mais informações sobre o projeto Prata da Casa podem ser obtidas pelo e-mail pratadacasaufpb@gmail.com.

 

Reportagem: Débora Freire c/ Assessoria projeto Prata da Casa