Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Cinema e Audiovisual do CCTA prorroga prazo da convocatória para o projeto Prata da Casa
conteúdo

Notícias

Curso de Cinema e Audiovisual do CCTA prorroga prazo da convocatória para o projeto Prata da Casa

publicado: 16/11/2021 08h45, última modificação: 16/11/2021 08h45

O curso de Cinema e Audiovisual do CCTA prorrogou até 25 deste mês o prazo para chamada de trabalhos do projeto Prata da Casa. O projeto irá compor um catálogo com produções audiovisuais realizadas durante o período da graduação, por estudantes concluintes e já formados. 

A ação tem como objetivo catalogar e difundir a produção realizada através de diversos exercícios e desenvolvida em disciplinas distintas. 

Os produtos culturais fílmicos podem ser compostos de animações, cinema expandido, cinema experimental, curtas-metragens, documentários, ficções, videoarte, videoclipe, videopoesia, vídeo mapping, instalações híbridas, longas-metragens, dentre outros.

Os interessados em participar devem encaminhar via formulário ou pelo e-mail pratadacasaufpb@gmail.com algumas informações pessoais (nome completo, nome artístico, uma fotografia e uma pequena biografia), bem como informações sobre as obras (título da obra, sinopse, ficha técnica, imagens de divulgação, imagens do processo de criação, temática abordada pela obra, gênero e indicação de faixa etária). 

Depois de pronto, o catálogo conterá os itens requeridos, de modo que esse levantamento, acompanhado de pequenos recortes curatoriais, subsidiará mostras que possam surgir oriundas de diversas demandas provindas de ações educacionais internas da UFPB e/ou externas à universidade. 

Além de preservar a memória do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPB e de um novíssimo cinema realizado na Paraíba, a atividade salvaguardará parte da cultura da Paraíba. O Prata da Casa ainda tem potencial para suscitar outros projetos dos mais variados recortes: escritas de TCCs, artigos, grupos de estudos e aporte para realização de outras iniciativas ligadas a preservação da mídia fílmica. 

Por consistir na feitura de um catálogo com a produção filmográfica e videográfica dos alunos do Curso desde a sua criação em 2012, essa ação ainda proporcionará o primeiro passo organizacional para as festividades comemorativas relativas à primeira década de existência do curso de Cinema e Audiovisual da UFPB que acontecerá em 2022. 

O projeto Prata da Casa foi desenvolvido na disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada pelo professor Hélder Nóbrega, com destaque para a participação dos discentes Jonny Herbert, Manoel Carneiro, Marla Melo e Matheus Menezes. O projeto conta ainda com o apoio dos professores Fernando Trevas Falcone e João de Lima Gomes.

 

Reportagem: Débora Freire c/ informações da Assessoria Prata da Casa