Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Licenciatura em Dança do CCTA promove ‘Múltiplas Mostra de Videodança’
conteúdo

Notícias

Curso de Licenciatura em Dança do CCTA promove ‘Múltiplas Mostra de Videodança’

Evento será on-line e gratuito, mas ingessos são limitados
publicado: 01/12/2021 16h27, última modificação: 01/12/2021 16h27

O curso de Licenciatura em Dança, do Departamento de Artes Cênicas do CCTA/UFPB, promove de 7 a 12 deste mês, o ‘Múltiplas Mostra de Videodança’. 

O evento, que tem como objetivo principal o encontro dos caminhos artísticos e acadêmicos de onze concluintes da Licenciatura em Dança da UFPB, é idealizado e orientado pelos professores Valéria Vicente, Elthon Fernandes e Guilherme Schulze, da disciplina de Projeto Coreográfico 2021. 

Os trabalhos produzidos permitem o diálogo com o audiovisual, o universo da videodança e da videoperformance. 

A ‘Mostra Múltipla’ reúne dez trabalhos os quais foram agrupados de modo a permitir discussões temáticas sobre os elementos poéticos e temáticos desenvolvidos. Assim, a partir das convergências temáticas se pode evidenciar as divergências entre as experiências de dança e de vida das realizadoras. 

Este ano, o Projeto Coreográfico conta com a experiência em videodança da Cia. Etc. que, desde Recife, atua nacionalmente há cerca de 15 anos. Dessa forma, grande parte dos vídeos contou com captação de som e vídeo, edição e trilha sonora assinadas por Marcelo Sena e Filipe Macena. 

A Mostra será on-line, pela plataforma Zoom, e gratuita, mas os ingressos são limitados. Por isso os interessados em participar devem acessar o site Sympla para adquirir o ingresso. 

Após as exibições haverá debate com os (as) realizadores (as) e demais envolvidos.

 

Sobre as criações

As dez criações abordam múltiplas poéticas em sintonia com elementos da natureza, refletindo trajetórias em confluências e divergências enquanto experiência de vida e arte. 

Devi, de Jessica Lana e Andreza Rodrigues, aborda a relação entre uma “mulher água” e uma “mulher terra” ao gritarem suas falas surdas.

 KAminhar para não sukumbir, keimar para kurar, de Dendê Ma’at evidencia a força vital KA, convidando a KAminhar suleando referências, e instando a compreensão de que o fogo também queima para kurar! 

A Lua do céu convida a um mergulho no caos e no cruzo de estados provocados por ela em Orivayá e o vento pediu para a folha dançar, de Lua Camboatá. 

A força da natureza de gerar vida são retratadas em Mãe Solo de Pryscila Porto e Materna-Dança de Roberta Soares, desde a perspectiva da mãe de primeira viagem que se entende natureza e se reconecta com suas raízes e de uma mãe de segunda viagem que percebe o ciclo da vida: uma mãe que também é filha e que se prepara novamente para ser mãe. 

Nós, de Marina Mendes, teve o intuito de transformar o luto em obra. 

Paragem, de Rafaella Lira, convida à percepção da respiração como suporte para lidar com a vida, através da analogia do cultivo de uma floresta interna que sustenta e acolhe o caos urbano. 

Thaismary Ribeiro, em Mulher-Corpo, aborda o elemento da natureza da sexualidade numa imersão de redescoberta de seu feminino. 

Finalmente, em Mão na Massa, Lais Luckwü é uma reverência à força de construção e destruição da natureza transmutada em uma mulher que reconhece sua capacidade de criar caminhos, lugares e pessoas.

 

Abaixo, confira a programação completa da ‘Múltiplas Mostra de Videodança’ 

07/12

10h - Pré-estreia: Mão na Massa - Lais Luckwü, Garatujas - Irla Medeiros, Mulher - Corpo - Thaismary Ribeiro

Classificação etária: 12+

 

08/12

19h30 - Programa: Paragem - Rafaella Lira Mulher - Corpo - Thaismary Ribeiro Orivayá, e o vento pediu para folha dançar - Lua Camboatá

Classificação etária: 12+

 

09/12

19h30 - Programa: “KAminhar para não sucumbir, keimar para kurar” - Dendê MA'AT Mão na Massa - Lais Luckwü Devi - Andreza Rodrigues e Jessica Lana Marina - Nós

 

10/12

19h30 - Programa: Garatujas - Irla Medeiros Mãe Solo - Pryscilla Porto Materna-Dança - Roberta Soares

 

11/12

19h30 - Programas: Paragem - Rafaella Lira Mulher - Corpo - Thaismary Ribeiro Orivayá, e o vento pediu para folha dançar - Lua Camboatá

Classificação etária: 12+

 

12/12

19h30 - Programas: Garatujas - Irla Medeiros Mãe Solo - Pryscilla Porto Materna-Dança - Roberta Soares “KAminhar para não sucumbir, keimar para kurar” - Dendê MA'AT Mão na Massa - Lais Luckwü Devi - Andreza Rodrigues e Jessica Lana Marina - Nós

Classificação etária: 12+

 

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral: Valéria Vicente

Orientação: Guilherme Schulze e Valéria Vicente

Orientação de produção: Elthon Fernandes e Jayane Aysa Mendes

Artistas licenciandas: Andreza Chaves, Dendê Maat, Irla Medeiros, Jessica Lana, Laís Lukwu, Lua Camboatá, Marina Mendes, Pryscilla Porto, Rafaella Lira, Roberta Soares, Thaismary Ribeiro

Produção: Mostra Múltiplas

Produção audiovisual: Cia. Etc. (Filipe Marcena e Marcelo Sena)

Identidade visual: Carla Cíntia Dutra

Comunicação visual: Andreza Chaves, Jessica Lana, Lua Camboatá, Marina Mendes, Rafaella Lira, Thaismary Ribeiro

Agradecimentos: Candice Didonet, Líria Morais, Victor D’olive, Paula Coelho, Sofia Roque, Guilherme Peres, Bruno Marinheiro, Lorena

Mostra Múltiplas é: Andreza Chaves, Dendê Maat, Irla Medeiros, Jessica Lana, Laís Lukwu, Lua Camboatá, Marina Mendes, Pryscilla Porto, Rafaella Lira, Roberta Soares, Thaismary Ribeiro

 

Reportagem: Débora Freire c/ Disciplina Projeto Coreográfico 2021