Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > DAC promove IX Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas com o tema "Artes Cênicas e Resiliência: Floreios em Tempos de Crise"
conteúdo

Notícias

DAC promove IX Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas com o tema "Artes Cênicas e Resiliência: Floreios em Tempos de Crise"

O evento será realizado de 21 a 23 de novembro de 2018, no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba.
por CCTA publicado: 14/11/2018 11h58, última modificação: 14/11/2018 11h58

A IX Edição da Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas configura-se como espaço de reflexão, de compartilhamento e incentivo à pesquisa, ao ensino e à difusão das Artes Cênicas em suas múltiplas expressões. Através da realização deste evento, reafirma-se o compromisso ético e científico do corpo docente do Departamento de Artes Cênicas – UFPB que, juntamente com o corpo discente, engaja-se na promoção e defesa de conhecimentos – conhecimentos que permeiem espaços e corpos, que se afirmem em ações dialógicas, que reverberem em pensamentos-ações. É na produção de pensamentos-ações, de caráter científico e artístico que reside o eixo de organização desta Jornada que visa subsidiar estudantes de graduação e pós-graduação na compreensão do espaço da Universidade como lugar de articulação de conhecimentos e práticas. 

A Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas tem desempenhado um importante papel na promoção de diálogos e reflexões entre alunos, docentes, pesquisadores e artistas. Um dos impactos verificados, é a reelaboração e a propagação de metodologias de ensino e de pesquisa que se manifestam nas modalidades artísticas em si e nas modalidades de comunicação científica. Um exemplo deste impacto pode ser identificado na participação de nossos alunos em outros eventos, com produções acadêmicas de cunho científico e artístico.

O intercâmbio de ideias e experiências, proporcionados por eventos como esta Jornada, permitem ampliar o olhar e o pensamento sobre teorias, metodologias e práticas. Este espaço de produção de pensamento-ação, incentiva os discentes a compreender, reformular e reinventar o próprio fazer artístico, auxiliando-os a adquirir autonomia e lutar pelo reconhecimento profissional.

O Teatro e a Dança, especificamente, ainda não são reconhecidas como áreas de conhecimento per se.  Em outras palavras, as Artes Cênicas são vistas e abordadas como ferramenta, recurso ou, simplesmente, enquanto entretenimento. A partir da existência da Jornada de Pesquisa, o campo das artes cênicas afirma-se como área científica, configurando-se como modalidade de conhecimento que permeia os mais distintos discursos, teorias e criações nas mais diversas áreas do saber.

A Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas, ao subtrair distâncias e aproximar profissionais e discentes (futuros-profissionais), amplia e multiplica perspectivas e possibilidades de investigação acadêmica colaborando para a formação de profissionais preparados para reconhecer e responder às demandas da sociedade. Essa perspectiva contempla amplamente as diretrizes de um plano que prevê o Ensino, a Pesquisa e a Extensão como alicerces de sua existência, ou seja, possibilita o exercício dos fundamentos da Universidade.

Deste modo, a realização da IX Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas é resultado de esforços coletivos por parte do corpo docente do Departamento de Artes Cênicas que, ao mobilizar-se na organização deste evento também empreendem uma luta simbólica e concreta: uma luta pela sobrevivência da arte em um espaço acadêmico, pelo fomento da cultura e da implementação de ações estratégicas que ampliem o campo de atuação e permitam a expansão e experiências em artes.

Objetivo Geral:

Consolidar a Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas como espaço de pensamento-ação e afirmação de um campo de conhecimento.

Objetivos específicos:

  • Realizar a nona Edição da Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas da UFPB;
  • Propiciar palestras, workshops e debates com professores-pesquisadores de atuação local e nacional;
  • Estimular a troca de conhecimentos, procedimentos metodológicos e resultados de pesquisa entre pesquisadores, docentes, discentes e artistas da área de Artes Cênicas – Teatro e Dança;
  • Realizar sessões de comunicação e compartilhamento de pesquisas, em formatos de comunicação oral e comunicação performativa, contribuindo para a difusão dos conhecimentos produzidos;
  • Fomentar projetos de pesquisa e extensão no Departamento de Artes Cênicas da UFPB;
  • Incentivar e divulgar a produção dos Grupos de Pesquisa do Departamento de Artes Cênicas da UFPB.

PROFESSORES CONVIDADOS

Profa. Dra. Ciane Fernandes

Universidade Federal da Bahia/UFPB

É professora titular da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade; graduada em enfermagem, licenciada em artes visuais e especialista em saúde mental (arteterapia) pela Universidade de Brasília; mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada, e pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. É fundadora, diretora e performer do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA desde sua fundação, em 1997. Já se apresentou em diversas cidades do Brasil e do exterior, tanto em espetáculos e performances, quanto em palestras e debates, bem como ministrando oficinas ou em formatos híbridos de palestras demonstrativas e conferências performativas. Suas publicações de destaque incluem os livros Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e Transformação e O Corpo em Movimento: O Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. O primeiro já está em sua terceira edição nos EUA e Europa, e o segundo foi recentemente publicado na Inglaterra, em edição atualizada e expandida. A autora recebeu também diversas bolsas de estudos nacionais e internacionais. Nos últimos quinze anos, tem enfocado a Educação Somática e a Análise Laban/Bartenieff de Movimento na Prática como Pesquisa, no contexto da performance em meio ambiente e da diversidade, num diálogo entre estética e terapia. Este é um dos tema de seu novo livro Dança Cristal: Da Arte do Movimento à Abordagem Somático- Performativa, publicado recentemente pela Editora da UFBA. Desde seu ingresso na UFBA, em 1997, vem ensinando e desenvolvendo projetos de pesquisa sobre: educação somática, análise do movimento, formação corporal do ator, dança-teatro, interartes, performance e interculturalidade, como por exemplo a associação do Sistema Laban/Bartenieff à dança clássica indiana de estilo Bharatanatyam.

Artista-pesquisador independente Me. Fábio Vidal

Salvador/BA

Ator-performer, autor, diretor, professor e produtor. Mestre e Bacharel pela UFBA. Integrante do Território Sirius Teatro. Criou, dirige e atua nas encenações SebastiãoSeu Bomfim, Velôsidade Máxima e ERê - Eterno Retorno. Atualmente desenvolve o espetáculo Joelma. Assina a dramaturgia do espetáculo Álbum de Família do BTCA. Dirigiu os espetáculos Temporal,  Casa numero Nada e Gbagbe. Como ator participou de diversas montagens dentre às quais Salmo 91MurmúriosDivinas Palavras, Os Acrobatas, Casa de Eros e Otelo. Participou dos filmes Abaixo a gravidade  e O Homem que não dormia, dir. Edgard Navarro e Joelma dir. de Edson Bastos. Em fevereiro de 2016 participou do Projeto IMPROGLOBAL, em Tübigen – Alemanha, junto ao grupo HARLEKIN. Realizou também dois outros formatos de espetáculo de Improvisação: Teatro esporte e Café Hagen. Participa desde 2015, como ator convidado e colaborador do grupo de improviso Caratapa.

Profª Dra. Daniella de Aguiar

Universidade Federal de Uberlândia- UFU

Pesquisadora, criadora e professora de dança. Atualmente é professora do Curso de bacharelado em Dança e do mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), investigando o fenômeno de tradução intersemiótica entre literatura e dança. É doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2013), mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2008). Possui especialização em ‘Estudos Contemporâneos em Dança’ pela UFBA (2005), e graduação em ‘Dança e Movimento’ pela Universidade Anhembi Morumbi (2004). Trabalhou com diversos artistas e pesquisadores como Carmen Morais, Rita Aquino, João Queiroz, Jorge Alencar, Neto Machado, Ana Maria Krein, Xavier Le Roy. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em Dança e Intermidialidade que atua na pesquisa artística e acadêmica da dança em interface com outras artes e áreas do conhecimento, dando continuidade a um trajeto de pesquisa iniciado em 2007.

Prof.ª Dr.ª Daniele Pimenta

Universidade Federal de Uberlândia- UFU

Docente do curso de Teatro do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, nas áreas de Teoria do Teatro e Encenação. Doutora em Artes pela UNICAMP, mestre em Artes Cênicas pela USP e graduada em Artes Cênicas pela UNICAMP. Atriz, diretora, diretora musical e coreógrafa da Cia. PICNIC de Teatro. Autora de diversos trabalhos sobre Circo-Teatro, desenvolve atualmente o projeto de pesquisa Teatro popular: formas, conceitos e contextos, a partir do qual amplia suas investigações sobre outras vertentes do teatro popular, além do circo-teatro.

Comissão Organizadora IX Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas

Prof.ª Ms.ª Larissa Hobi

Prof.ª Ms.ª Juliana Costa

Prof.ª Dr.º Elthon Fernandes

Prof.ª Ms.ª Candice Didonet

Prof.ª Ms.ª Bárbara Santos

Prof.ª Drª Líria Morais

Prof. Dr. Arthur Marques

Realização

Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA

Departamento de Artes Cênicas - DAC

Curso de Licenciatura em Teatro

Curso de Licenciatura em Dança

Curso de Bacharelado em Teatro