Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Departamento de Artes Cênicas publica moção de repúdio

Departamento de Artes Cênicas publica moção de repúdio

por CCTA publicado: 27/09/2018 13h14, última modificação: 27/09/2018 13h14

Moção de repúdio

Nós, professores lotados no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação Turismo e Artes desta Universidade, vimos por meio desta manifestar nossa indignação pelo uso manipulado e deturpado de trecho de uma performance realizada por uma docente de nosso departamento  e sua viralização descontextualizada nas redes sociais (facebook e instagram) e matérias veiculadas em programas locais de TV (Rota da Notícia, TV Arapuan e Paraíba Urgente, TV Manaíra afiliada da Band).

Esclarecemos que a performance foi apresentada no dia 27 de julho deste ano, no Centro de Educação (CE) durante o evento acadêmico II Seminário de Mulheres e Universidade: juntas contra o racismo, machismo e LBTfobia na UFPB, promovido pelo Fórum de Mulheres em Luta desta instituição. A divulgação perniciosa e descontextualizada deste vídeo de autor desconhecido foi associada ao evento Gira_Circuito Itinerante de Performances_Paraíba, que ocorreu do dia 24.09.18 no CCHLA, uma produção independente que não está relacionada com nossas produções mas que merece nosso respeito. Os comentários são desrespeitosos, misóginos e extremamente violentos sobre ambas as performances e associam de modo distorcido e pejorativo a produção artística dentro da UFPB. A vinculação deste trabalho e do trecho em questão a qualquer disputa eleitoral é fantasiosa visto que nenhum desentendimento ou situação agressiva foi registrada no referido evento.

A Universidade tem papel fundamental na promoção dos valores democráticos, na disseminação e produção de conhecimento. O ataque a nossa produção precisa ser refutado e combatido em defesa do nosso papel estratégico no desenvolvimento nacional. Da mesma forma, as áreas artísticas precisam ser respeitas por seus valores intrínsecos, seus modos de produção de conhecimento, sua importância para o desenvolvimento humano, social e educacional. A importância econômica das industrias criativas, o papel fundamental da criatividade para o desenvolvimento intelectual e o reconhecimento das diversas formas de expressão artística como direito humano precisam ser ressaltados e expandidos.

O DAC vem notadamente desenvolvendo ações formativas alocadas na extensão, com um número expressivo de projetos aprovados, a exemplo da Mostra Universitária Artes em Cena que se encontra na sua 10ª edição, diversos cursos de extensão e a Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas, que reúne há 9 anos pesquisadores e artistas do Brasil e do exterior. Artistas formados nos cursos de graduação de teatro e dança e de pós-graduação dirigem companhias, atuam na gestão pública e privada, recebem prêmios regionais e nacionais. É lamentável que episódios como estes disseminem a desinformação, a calúnia, a desvalorização e o desrespeito com nossas produções. Neste sentido, solicitamos que nosso Centro se posicione com uma nota pública de repúdio e que sejam encaminhadas outras providências em diferentes instâncias desta Universidade e para a sociedade em geral.