Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Definido calendário acadêmico da UFPB para período 2021.2 e previsão é de retorno gradual das aulas presenciais
conteúdo

Notícias

Definido calendário acadêmico da UFPB para período 2021.2 e previsão é de retorno gradual das aulas presenciais

publicado: 16/11/2021 17h02, última modificação: 16/11/2021 17h02

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), da UFPB, aprovou, nesta terça-feira (16), o calendário acadêmico para o período letivo 2021.2 com a previsão do retorno presencial gradual, observados todos os protocolos de biossegurança e orientações sanitárias vigentes. 

O período letivo 2021.2, que se inicia no próximo dia 21 de fevereiro e segue até 25 de junho de 2022, voltará a ser regular (com antes da pandemia de Covid-19) e não mais suplementar, como vinha ocorrendo. 

A matrícula dos ingressantes e veteranos será feita via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no período de 01 a 04 de fevereiro de 2022. Já o período para realização de exames finais do período vai de 27 a 30 de junho de 2022. 

O período letivo de forma regular presencial terá como regra a oferta de turmas presenciais, podendo, excepcionalmente, ser oferecidos componentes remotos e/ou híbridos, cabendo aos departamentos de origem do componente curricular tal classificação.

Ainda conforma resolução do CONSEPE, o ensino remoto contempla a oferta de componentes curriculares e atividades no modo 100% on-line, com atividades simultâneas que podem ser mescladas com atividades assíncronas. As atividades assíncronas devem ser realizadas até um percentual máximo de 50% da carga horária ministrada ao longo do período. 

O retorno das atividades presenciais deve ser realizado com o apoio das Comissões de Biossegurança Institucional e Internas de cada Centro, pautado nas bandeiras classificatórias de cada município onde há campus da UFPB, nas normas e notas técnicas expedidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, bem como pelos boletins epidemiológicos publicados pelos respectivos órgãos. 

 

Reportagem: Aline Lins (Assessoria de Comunicação da UFPB) / ufpb.br
Edição: Débora Freire