Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Departamento de Música do CCTA promove palestra sobre inovações na construção de instrumentos de cordas
conteúdo

Notícias

Departamento de Música do CCTA promove palestra sobre inovações na construção de instrumentos de cordas

Evento acontece na próxima sexta-feira (23)
publicado: 16/09/2022 11h48, última modificação: 16/09/2022 11h48

O departamento de Música do CCTA/UFPB promove, na próxima sexta-feira (23), a palestra ‘Antonio Stradivari (1645-1737): os Documentos Bisiach e o Sistema 72’. 

Esta é a primeira vez que a palestra, fruto da recente pesquisa do luthier brasileiro Saulo Dantas-Barreto, será apresentada fora da Itália. O estudo envolve a descoberta do chamado Sistema 72, que abrange proporções matemáticas adotadas pelo famoso construtor de instrumentos de cordas italiano Antonio Stradivarius (1645-1737). A temática foi objeto de publicação no jornal 'Cremona Sera' e tem causado impacto entre os estudiosos do assunto. 

A apresentação será realizada às 16h, no Auditório Gerardo Parente da UFPB (departamento de Música do CCTA, campus I da UFPB), com entrada franca.

 

Sobre o palestrante

Saulo Dantas-Barreto iniciou os estudos musicais ainda na década de 1980. Tem bacharelado em Música (UFPB) e mestrado em Música pela Unicamp. 

Luthier diplomado pelo Instituto Internacional de Luteria de Cremona (Itália), onde estudou com Giorgio Cè (luteria) e Piero Ferraroni (escultura). Luthier significa profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância (guitarra, volino etc.).

Saulo  tem instrumentos vendidos no Brasil, nos EUA, em Israel e na Espanha, além de obras que integram as coleções da Casa Real espanhola, do Estado italiano e dos Marqueses Cavalcabò de Cremona.

É criador dos Instrumentos Temáticos, novo conceito que vem atraindo a atenção de investidores para o mundo da luteria em oposição à corrente atual de fabricantes de cópias envelhecidas artificialmente.  

No campo acadêmico tem publicações no Brasil, na Itália e na França que abordam desde a história da luteria brasileira, passando pelo desenho de modelos personalizados de instrumentos da família do violino até descobertas sobre o método de Antonio Stradivari.

 

Redação: Débora Freire