Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Departamento de Música do CCTA realiza live sobre Música Armorial
conteúdo

Notícias

Departamento de Música do CCTA realiza live sobre Música Armorial

Iniciativa é do Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal
publicado: 24/11/2021 07h53, última modificação: 24/11/2021 07h53

O Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU), do CCTA, por meio do Grupo de Pesquisa em Performance, Ensino e Aprendizagem de Guitarra Elétrica (GPPEAGE), realiza, amanhã (25), a live ‘O que é Música Armorial?’. 

O bate-papo contará com as participações do professor Anderson Mariano, coordenador do LGEMU, e do músico e pesquisador na área Francisco Andrade. 

A live poderá ser acompanhada no canal do LGEMU, no YouTube, a partir das 20h.  

 

Sobre o convidado Francisco Andrade 

Compositor, violeiro, violonista, escritor, produtor musical, professor e pesquisador no campo das culturas brasileiras. Com a pesquisa "Quinteto Armorial: Timbre, Heráldica e Música" foi um dos autores contemplados no I Prêmio Marcus Pereira de Pesquisa em Música Popular Brasileira. É Doutorando em Música pela UFPB, pesquisador e colaborador do Núcleo de Pesquisas e Estudos Ariano Suassuna (NUPAS-UFPB). Mestre em Filosofia (Culturas e Identidades Brasileiras) pelo IEB-USP. Formado em História pela PUC-SP.

 

Sobre o Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU

 

Criado em 2019, atualmente está instalado na Sala B do Departamento de Música (DEMUS), vinculado ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), situado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

O LGEMU atua como centro de controle e desenvolvimento geral das diversas atividades relacionadas com o instrumento Guitarra Elétrica na UFPB. 

Nele, procura-se articular atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito da graduação e pós-graduação. É um espaço destinado a promover o trabalho docente e busca tanto a qualificação de alunos e ex-alunos dos cursos de Música e da comunidade externa à Universidade, quanto a produção e divulgação de realizações no campo da guitarra elétrica da área de Música da UFPB. Ao mesmo tempo, assiste formalmente à graduação em disciplinas relacionadas à performance, como Instrumento Guitarra Elétrica, Classe de Instrumento, Prática de Conjunto e Recital. 

No âmbito da pesquisa, procura integrar atividades de orientação, através do Programa de Iniciação Científica, Programa Institucional de Bolsas de Extensão, preparação de Recital e Trabalhos de Conclusão de Curso, bem como auxiliar possíveis atividades de monitoria em disciplinas da graduação. 

O LGEMU também visa trabalhar de forma articulada com o “Grupo de Pesquisa em Performance, Ensino e Aprendizagem da guitarra Elétrica” (GPPEAGE - UFPB) e com o "Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Guitarra Elétrica” (GEPAGE - UFPB). Além disso, objetiva desenvolver projetos de pesquisa articulados entre a graduação e o Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB e a programas de graduação e pós-graduação de outras IES em possíveis ações interinstitucionais.

 

Reportagem: Débora Freire