Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Disciplina do curso de Radialismo do CCTA realiza exposição virtual ‘Cartas fotográficas e outras perspectivas’

publicado: 16/12/2021 08h19, última modificação: 16/12/2021 08h19

‘Cartas fotográficas e outras perspectivas’ é o título da exposição virtual que contém os trabalhos finais de alunos e alunas da disciplina Fotografia Digital, ofertada pelo curso de Radialismo do CCTA.

A disciplina, ministrada pelo professor Hélder Nóbrega, no período letivo de 2021.1, foi desenvolvida em aulas síncronas no formato remoto tendo em vista a situação emergencial ocasionado pela pandemia do Covid-19 no Brasil.

Segundo o professor, os estudantes exercitaram a fotografia utilizando os próprios dispositivos móveis, pois, com as aulas virtuais, eles não tinham acesso aos equipamentos fotográficos disponíveis nos laboratórios do curso.

Porém, mesmo à distância, a disciplina obteve sucesso e os trabalhos finais, quinze cartas de autoria dos discentes, integram a exposição.

Vale ressaltar que além da atividade prática, os trabalhos foram subsidiados nos estudos da fotografia e o seu liame com outras áreas do saber, como a da filosofia das narrativas, estruturantes para a compressão do fazer fotográfico no âmbito das territorialidades e técnicas que propiciam o avanço do ensino da composição de imagens fotográficas.

Cada uma das escritas fotográficas expostas em formato de e-book são compreendidas como narrativas pertencentes ao entorno que abrange questões inerentes aos estudantes dentro do contexto do isolamento social. Quando anexadas as cartas, têm como destinatários (as) pessoas ou grupos sociais com os quais os discentes desejaram manter interlocuções. Dessa maneira as correspondências fotográficas são permeadas por múltiplas visões de mundo e experiências vivenciadas durante o período do distanciamento social provocado pela pandemia em seus autores.

As cartas fotográficas são disponibilizadas seguindo a ordenação alfabética de seus títulos e têm a autoria dos seguintes alunos (as): Amanda dos Santos Salviano da Silva; Anderson Silva de Sena; Azoka José Maciel Gouveia Filho; Beatriz Monte Fontenele Zacarias; Clara Guerra de Oliveira Rabelo Leite; Gabriel Araújo Do Ó Fernandes; Gisele Martins de Medeiros; Gustavo Lipe Santos Dourado Silva; Hyago Ruan Lira Lima; Izadora Lima da Silva; Joalesson Ferreira da Silva; Laysa Karla Ferreira Nascimento; Leticia Fabia Lima Santos; Marcelo Picado Schulze e Yan Andrade da Fonseca.

A exposição ‘Cartas Fotográficas e outras perspectivas’ podem ser visitada no link https://bit.ly/3lNwrm9 .

Reportagem: Débora Freire