Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Doar Compaixão: Campanha promove ação solidária para coleta de sangue na UFPB

Doar Compaixão: Campanha promove ação solidária para coleta de sangue na UFPB

Caravana estará na universidade no dia 5 de abril e doações serão destinadas ao Hemocentro de João Pessoa.
por CCTA publicado: 05/04/2019 10h48, última modificação: 05/04/2019 10h48

A campanha Doar Compaixão, iniciativa dos alunos de Comunicação Social da UFPB, busca conscientizar a sociedade paraibana sobre a necessidade urgente desse ato de solidariedade, feito de forma rápida, fácil e segura, mas que atua na superação de tantos desafios na saúde pública. Uma única doação pode chegar a salvar até quatro pessoas. Uma única iniciativa pode ser a mudança direta para três vidas em risco.

Com o enfoque no auxílio ao Hemocentro de João Pessoa, a campanha estará disponibilizando no dia 5 de abril um espaço dedicado a doação de sangue junto a equipe do hemocentro. A “caravana da doação” estará localizada no estacionamento do CCTA, centro de comunicação da UFPB, das 8h às 16h, e espera reunir alunos, docentes, funcionários e o público em geral em prol dessa causa. Os servidores públicos da universidade que doarem estarão aptos a solicitar um dia de folga, e todo o público receberá um lanche pós doação.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue regularmente. Enquanto os hemocentros do país seguem operando no limite, as demandas pelas bolsas de sangue são altas, especialmente em casos de emergência como acidentes de trânsito. Entre as condições exigidas para doar estão: pesar acima de 50kg, ter entre 18 e 65 anos, gozar de boa saúde, não ingerir bebidas alcoólicas 24h antes da doação e não ser gestante ou lactante.

Para mais informações acerca dos critérios necessários, basta acessar a página http://www.saude.pb.gov.br/site/hemocentropb.shtml e seguir o Instagram oficial da campanha, @conexaorp.

Contato: Professora Drª Gabriela Gadelha

Fone: 98894-3394