Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes de Licenciatura em Dança do CCTA promovem mostra de videodança nesta sexta-feira (17)
conteúdo

Notícias

Estudantes de Licenciatura em Dança do CCTA promovem mostra de videodança nesta sexta-feira (17)

Apresentação será no Espaço Cultural e entrada é gratuita
publicado: 16/12/2021 09h29, última modificação: 16/12/2021 09h30

Onze estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Dança, do departamento de Artes Cênicas, do CCTA, promovem, nesta sexta-feira (17), uma mostra de videodança. 

Os trabalhos produzidos permitem o diálogo com o audiovisual, o universo da videodança e da videoperformance, com elementos de danças como a do ventre, balé e contemporânea. 

A apresentação será realizada no Auditório 1 do Espaço Cultural, às 18h30. Estarão disponíveis ao público 75 ingressos gratuitos que poderão ser retirados, a partir das 17h30, de amanhã. o Esaço Cultural Josè Lins do Rêgo, fica localizado na rua Abdias Gomes de Almeida, 800, no bairro de Tambauzinho, 

A Mostra reúne dez trabalhos os quais foram agrupados de modo a permitir discussões temáticas sobre os elementos poéticos e temáticos desenvolvidos. Assim, a partir das convergências temáticas se pode evidenciar as divergências entre as experiências de dança e de vida das realizadoras.  

Os trabalhos de videodança que serão apresentados foram produzidos durante a disciplina de Projetos Coreográfico 2021, com as orientações dos professores Valéria Vicente, Elthon Fernandes e Guilherme Schulze. 

Este ano, o Projeto Coreográfico conta com a experiência em videodança da Cia. Etc. que, desde Recife, atua nacionalmente há cerca de 15 anos. Dessa forma, grande parte dos vídeos contou com captação de som e vídeo, edição e trilha sonora assinadas por Marcelo Sena e Filipe Macena. 

 

Sobre as criações 

As dez criações abordam múltiplas poéticas em sintonia com elementos da natureza, refletindo trajetórias em confluências e divergências enquanto experiência de vida e arte. 

 

Devi, de Jessica Lana e Andreza Rodrigues, aborda a relação entre uma “mulher água” e uma “mulher terra” ao gritarem suas falas surdas. 

 KAminhar para não sukumbir, keimar para kurar, de Dendê Ma’at evidencia a força vital KA, convidando a KAminhar suleando referências, e instando a compreensão de que o fogo também queima para kurar!  

A Lua do céu convida a um mergulho no caos e no cruzo de estados provocados por ela em Orivayá e o vento pediu para a folha dançar, de Lua Camboatá.  

A força da natureza de gerar vida são retratadas em Mãe Solo de Pryscila Porto e Materna-Dança de Roberta Soares, desde a perspectiva da mãe de primeira viagem que se entende natureza e se reconecta com suas raízes e de uma mãe de segunda viagem que percebe o ciclo da vida: uma mãe que também é filha e que se prepara novamente para ser mãe.  

Já Nós, de Marina Mendes, teve o intuito de transformar o luto em obra.  

Paragem, de Rafaella Lira, convida à percepção da respiração como suporte para lidar com a vida, através da analogia do cultivo de uma floresta interna que sustenta e acolhe o caos urbano.  

Thaismary Ribeiro, em Mulher-Corpo, aborda o elemento da natureza da sexualidade numa imersão de redescoberta de seu feminino.  

Finalmente, em Mão na Massa, Lais Luckwü é uma reverência à força de construção e destruição da natureza transmutada em uma mulher que reconhece sua capacidade de criar caminhos, lugares e pessoas. 

 

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral: Valéria Vicente

Orientação: Guilherme Schulze e Valéria Vicente

Orientação de produção: Elthon Fernandes e Jayane Aysa Mendes

Artistas licenciandas: Andreza Chaves, Dendê Maat, Irla Medeiros, Jessica Lana, Laís Lukwu, Lua Camboatá, Marina Mendes, Pryscilla Porto, Rafaella Lira, Roberta Soares, Thaismary Ribeiro

Produção: Mostra Múltiplas

Produção audiovisual: Cia. Etc. (Filipe Marcena e Marcelo Sena)

Identidade visual: Carla Cíntia Dutra

Comunicação visual: Andreza Chaves, Jessica Lana, Lua Camboatá, Marina Mendes, Rafaella Lira, Thaismary Ribeiro

Agradecimentos: Candice Didonet, Líria Morais, Victor D’olive, Paula Coelho, Sofia Roque, Guilherme Peres, Bruno Marinheiro, Lorena

Mostra Múltiplas é: Andreza Chaves, Dendê Maat, Irla Medeiros, Jessica Lana, Laís Lukwu, Lua Camboatá, Marina Mendes, Pryscilla Porto, Rafaella Lira, Roberta Soares, Thaismary Ribeiro

 

Reportagem: Débora Freire c/ Disciplina Projeto Coreográfico 2021