Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes do Departamento de Artes Visuais do CCTA são selecionados para estágio no Memorial Abelardo da Hora
conteúdo

Notícias

Estudantes do Departamento de Artes Visuais do CCTA são selecionados para estágio no Memorial Abelardo da Hora

publicado: 26/09/2022 10h45, última modificação: 26/09/2022 10h48
Daniel da Hora (segundo à esquerda); Maria Botelho, diretora do Memorial (de óculos ao centro) e os estudantes selecionados.

Daniel da Hora (segundo à esquerda); Maria Botelho, diretora do Memorial (de óculos ao centro) e os estudantes selecionados.

Seis estudantes dos cursos de bacharelado e de licenciatura do Departamento de Artes Visuais, do CCTA/UFPB, foram selecionados para estágio no projeto educativo e museológico do Memorial Abelardo da Hora. 

A seleção foi realizada, no começo deste mês, pelo Governo da Paraíba, o qual administra o respectivo equipamento cultural. 

Os (as) alunos (as) selecionados foram: Breno Soares, Krysna  Melo, Letícia Paschoalick, Rebecca Chakrian, Raphael Lira, Renato da Rocha e Thayane Ribeiro. 

Importante ressaltar ainda que a coordenação de curadoria e expografia do museu, inaugurado em abril deste ano, foi feita pelo professor também do DAV, Daniel da Hora. 

O Memorial fica localizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e leva o nome de Abelardo da Hora, em homenagem ao artista plástico. O ambiente expositivo conta com projeto luminotécnico e com um acervo de quase 200 peças.

Abelardo da Hora é um artista pernambucano que deixou um acervo com quase 300 peças, entre esculturas e telas. Nasceu em 1924 na cidade de São Lourenço da Mata. É o fundador do Movimento de Cultura Popular (MCP), que abrange, além das artes plásticas, música, dança e teatro. Foi casado com a paraibana Margarida Lucena da Hora, de Guarabira, com quem teve sete filhos.

 

Redação: Débora Freire c/ informações do DAV/CCTA/UFPB