Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Etapa UFPB da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) inscreve até 10 de maio
conteúdo

Notícias

Etapa UFPB da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) inscreve até 10 de maio

publicado: 23/04/2021 16h29, última modificação: 23/04/2021 16h29

Estão abertas, até dia 10 de maio, as inscrições para a etapa local UFPB da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). 

A Expocom, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. 

Os indicados da etapa local passam para outra fase, que é a etapa regional, e os ganhadores de cada região vão concorrer entre si no Encontro Inter-regiões Intercom, que acontece de 2 a 8 agosto deste ano. É daí que sai o vencedor para receber o prêmio da Expocom no Intercom Nacional, Congresso a ser realizado em Recife, no mês outubro e que terá como tema ‘Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania’. Vale ressaltar que o Encontro Inter-regiões Intercom ocorre em substituição aos Encontros Regionais presenciais que são realizados anualmente. 

Nessa etapa local, na UFPB, os trabalhos são indicados pela universidade, por meio de uma comissão formada pelos coordenadores dos cursos de Comunicação do CCTA.  Segundo o regulamento da Expocom, só poderá concorrer um trabalho da instituição por categoria. São 65 categorias que vão desde roteiro, revista, spot, games à fotografia publicitária, contemplando cursos de Cinema, Jornalismo, Radialismo, Relações Pública, Publicidade e Propaganda e Mídia Digitais. 

Para se inscrever, nessa primeira etapa, basta preencher o formulário disponível no perfil do Instagram da Expocom UFPB. Além de preencher o documento, é necessário enviar o artigo escrito (paper) e o link do trabalho (o produto). No site do Intercom, está disponível um tutorial com o modelo dos arquivos e como eles devem ser utilizados. 

Importante destacar que inscrição só será paga se o trabalho for escolhido pela universidade para disputar a fase regional, no Encontro Inter-regiões.  Nesse caso, o candidato tem até dia 21 de maio para se inscrever e até dia 24 de maio para submeter o trabalho (paper e produto). Lembrando que para realizar a submissão, é necessário já está inscrito. O valor será R$ 30 para estudantes de graduação e recém-graduados e R$ 50 para estudantes de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área. O cadastro será validado após o pagamento da taxa e a indicação feita no site da Intercom por cada Instituição de Ensino Superior. 

No Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da UFPB, a professora Norma Meireles, que é coordenadora do curso de Radialismo, é a responsável pela etapa local. Ela é também coordenadora Regional Nordeste do Intercom. Segundo a professora, os estudantes da UFPB interessados em participar da Expocom que tiverem dúvidas devem procurar o coordenador do respectivo curso. Ainda de acordo com ela, este ano, a etapa local da Expocom também está cadastrada no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), da instituição. Assim quem participar dessa primeira fase da seleção vai receber certificado, mesmo que não tenha o trabalho selecionado para a etapa regional. 

Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior, e se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação, com exceção feita apenas às modalidades de agências juniores nas categorias ‘Jornalismo’, ‘Publicidade e Propaganda’ e ‘Relações Públicas e Comunicação Organizacional’. 

A avaliação para escolha de trabalhos pela comissão local (UFPB) ocorre de 11 a 13 de maio e a divulgação do resultado está prevista para dia 14 de maio. As indicações dos trabalhos à etapa regional, pela UFPB, devem ser feitas dias 17 e 18 de maio, por meio do site do Intercom. 

 

Encontro Inter-regiões Intercom 2021

Assim como no ano passado, em virtude da pandemia de Covid-19, o encontro será exclusivamente virtual e concentrará as atividades dos cinco encontros regionais, incluindo as etapas da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação). 

Em 2021, o Inter-regiões terá atividades que reunirão os estudantes, pós-graduandos, professores e pesquisadores das cinco regiões do país - como as conferências de abertura, encerramento e a mesa do Ensicom, e outras específicas para cada região, além da festa de premiação da Expocom.

 

Reportagem: Débora Freire