Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Evento sobre de “Passinho Brega-Funk” na UFPB!
conteúdo

Notícias

Evento sobre de “Passinho Brega-Funk” na UFPB!

publicado: 03/09/2019 14h12, última modificação: 03/09/2019 14h12

Evento sobre de “Passinho Brega-Funk” na UFPB!

 

O I Simpósio de Passinho Brega-Funk na UFPB, acontecerá neste dia 05 de setembro de 2019, no Prédio Abacatão do Departamento de Artes Cênicas (DAC-UFPB). Tem o objetivo de promover diálogo de fundadores do evento cultural “Batalha do Passinho M7” e grupo de dança “A Tropa M7” com o ambiente acadêmico, afim de compartilhar experiências ocorridas no bairro da Mangabeira 7 a partir dessa nova abordagem de Dança surgida na periferia do Recife (PE) em 2018 e que se estabeleceu também em João Pessoa (PB) em 2019.

 

A batalha corresponde a encontro de dança, no qual dançarinos(as) desta modalidade disputam voto do público sobre quem mais se destacou nas coreografias. Os enfoques temáticos para criação do simpósio envolvem trazer visibilidade ao movimento artístico produzido na periferia, comentar a relação da batalha com os moradores do bairro da Mangabeira 7 e com a economia local, além de refletir sobre as estratégias de produção cultural utilizadas.

 

Integrantes da “Batalha do Passinho M7” e grupo de dança “A Tropa M7” tornaram-se nos últimos meses importantes agentes de transformação cultural no bairro, e a partir disso o grupo de pesquisa Brega, Festas Populares e Comunidade, reconhecido pela UFPB e CNPq e coordenado pelo Prof. Dr. Elthon Fernandes, do Depto. de Artes Cênicas, observou a importância de criar um simpósio sobre este novo movimento estético e artístico, chamado “Passinho Brega-Funk”, oportunizando espaço para reflexão científica, apresentação artística e atividade formativa.

 

Atualmente o grupo conta com pesquisadores(as) da Paraíba (Marcelo Sousa, Railson Almeida e Rayssa Medeiros); Pernambuco (Camila Luna, Elthon Fernandes e Natália Oliveira); Bahia (Mirela Ferreira) e Rondônia (Amanda Galvão).

 

Com cadastro no editalNº 02/2019 - FLUEX 2019, a ação extensionista é destinada dançarinos(as) e organizadores(as) de batalhas de passinho na cidade de João Pessoa, discentes e docentes dos cursos de Dança e Teatro do Departamento de Artes Cênicas, e demais pessoas interessadas da comunidade acadêmica e comunidade externa. 

 

O evento tem início às 8h e conta com apoio do Curso de Licenciatura em Dança e Departamento de Artes Cênicas. Haverá mesa-redonda, apresentação artística e oficinas.

 

Link para inscrições:

https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao

 

Maiores informações pelo instagram:

@kiridaproducoes

 

Arte de divulgação:

Rayssa Medeiros, @me.rabisque

 

Imagens:

Lucas Cheste,@chestinho

 

Acompanhe também pelo instagram:

@a_tropa_m7  e

@batalhadopassinhom7

“Passinho Bega-Funk”“Passinho Bega-Funk” 1