Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ex-aluna de Jornalismo do CCTA vence prêmio de melhor curta na categoria Produção Universitária do Fest Aruanda
conteúdo

Notícias

Ex-aluna de Jornalismo do CCTA vence prêmio de melhor curta na categoria Produção Universitária do Fest Aruanda

Curta é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso
publicado: 16/12/2021 15h21, última modificação: 16/12/2021 15h42

Um documentário jornalístico construído a partir dos relatos de três mulheres, que abordam a relação delas com seus próprios corpos, levando em consideração uma vida inteira em uma sociedade que dita padrões de beleza. Foi com esse olhar que ‘O outro lado do espelho’, da ex-aluna de Jornalismo do CCTA, Yanka Oliveira, venceu o prêmio de melhor curta-metragem na categoria Produção Universitária do Fest Aruanda, um dos eventos de audiovisual mais importantes do país. 

O curta, de aproximadamente 13 minutos, é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Yanka, apresentado em dezembro de 2020 e teve como orientadora a professora de Jornalismo do CCTA, Fabiana Siqueira. 

O documentário também conta com a participação de duas especialistas sobre o tema: uma com enfoque em questões psicológicas e outra debatendo a influência da mídia e a opressão da estética corporal contra as mulheres. 

Para a professora Fabiana, o trabalho discute um assunto importante, sobre como a sociedade dita os padrões de beleza e que impacto isso tem na vida das mulheres. “É um tema que faz parte da sociedade e causa muito sofrimento a muitas mulheres. Esse documentário traz muitas contribuições por meio do olhar jornalístico e foi muito bem executado por Yanka. Uma das perspectivas que ela apresenta é sobre como se libertar desses padrões estéticos, que tanto causam angústia no universo feminino”, ressalta a orientadora. 

Yanka conta que, desde o início do curso de Jornalismo, tinha a certeza que faria, como TCC, um produto audiovisual. “O que eu não contava era que teria uma pandemia bem nessa fase de conclusão do curso, o que impossibilitou que as gravações fossem feitas de forma presencial”. Segundo ela, foi preciso reformular toda a ideia inicial e isso trouxe alguns obstáculos como a impossibilidade de colocar a visão dela na captação das imagens e a própria falta de imagens, já que teve que improvisar com imagens da internet.  Ainda de acordo com Yanka, apesar dos contratempos, a produção feita à distância fez com que ela conseguisse encaixar no trabalho personagens há centenas de quilômetros de distância, organizar os horários com cada uma das pessoas de acordo com a rotina delas e o mais importante que foi manter o distanciamento social. 

Yanka afirma que a orientação da professora Fabiana Siqueira fez toda diferença em todas as fases da pesquisa e, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o objetivo de gerar reflexão acerca dos padrões de beleza foi alcançado. 

O curta ‘O outro lado do espelho’ está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=mdqfi5X33R8 .

 

Reportagem: Débora Freire