Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ex-aluno do curso de Licenciatura em Dança do CCTA é premiado em um dos festivais artísticos mais importantes do mundo

publicado: 19/05/2021 10h22, última modificação: 19/05/2021 10h22

O bailarino clássico Geovan da Conceição conquistou, no último fim de semana, o segundo lugar no 25º Festival Internacional de Dança de Stuttgart, na Alemanha.

Geovan, que é ex-aluno do curso de Licenciatura em Dança do CCTA, disputou com aproximadamente 300 artistas de diversos países. O Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart é considerado um dos maiores e mais importantes eventos de dança do mundo. Geovan foi o único brasileiro selecionado para participar do Festival na Alemanha.

A coreografia criada por ele, e que ele revela não ter sido fácil, foi construída a partir da experiência de ter vivido momentos de violência na infância, na comunidade em que morava. A performance recebeu o nome de ‘Fissurar’, como forma de retratar as cenas tristes que presenciou quando criança e que deixaram uma ferida aberta na memória do bailarino. Tanto a apresentação 'Fissurar' como outras perfomances podem ser conferidas no canal do YouTube de Geovan https://www.youtube.com/channel/UCVKIsGCsZ3En8mAIRxBRffg .

Aos 11 anos, Geovan foi selecionado, entre mais de 64 mil crianças, para estudar com bolsa, durante oito anos, no Balé de Bolshoi (uma das mais antigas e prestigiadas companhias de dança do mundo). Lá conheceu diversos profissionais renomados do balé nacional e internacional. Teve, entre tantas aulas, a oportunidade de aprender piano, flauta, coral, danças populares, clássicas, contemporânea e dueto. Ao retornar para João Pessoa, em 2011, sentiu a necessidade de ter uma formação acadêmica na área em que atuava e decidiu dois anos mais tarde ingressar na Universidade Federal da Paraíba, no curso de Licenciatura em Dança. “Eu vi que precisava ter um curso superior na minha área, apesar de já ter tido um curso técnico muito bom e muito forte, como é o Bolshoi. Eu penso muito no meu currículo e acredito que quanto mais bagagem eu tiver melhor. Grandes coisas têm me acontecido pelo que venho construindo no meu currículo”. Hoje, o dançarino clássico é também professor do Centro Estadual de Arte (Cearte) da Paraíba. Geovan conta ainda que sempre transmite aos alunos a importância e o impacto da educação na vida: “não adianta querer ser só um ótimo bailarino; é importante você ter conhecimento, cursos, ter diplomas. Isso faz diferença no mercado de trabalho, porque o mercado exige isso de você”.

Segundo a coordenadora do curso de Licenciatura em Dança do CCTA, professora Líria Morays, Geovan foi um estudante brilhante durante na graduação. Ela destaca a importância da formação acadêmica para quem deseja ou já atua na área da dança: “Ressalto a importância de formarmos mais profissionais na área da dança pela UFPB de modo a construir uma qualificação junto com os artistas, criando intercâmbios entre especificidades diferentes no modo de compor e ensinar a arte da dança.” E finaliza: “Em nome de toda a equipe docente do curso, desejamos a Geovan que continue brilhando em sua jornada profissional”.

Ainda sobre a importância da formação acadêmica, Geovan deixa a seguinte mensagem para os estudantes de Dança: “Aproveitem ao máximo o curso como eu fiz, dentro das minhas possibilidades, pois eu já trabalhava. Porém, nem por isso eu saí da UFPB com uma nota média. Eu saí com Láurea Acadêmica. Gostaria de poder ter tido tempo e condições de me envolver mais nos projetos de extensão. Então aproveitem porque é extremamente importante essa fase e passa rápido. Além disso, sejam objetivos no que querem de suas vidas para não se perderem no caminho.”

Reportagem: Débora Freire

Fotos: Arquivo Pessoal (Geovan da Conceição)