Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exposição HAOMA é instalada no Centro de Informação da Unipê
conteúdo

Notícias

Exposição HAOMA é instalada no Centro de Informação da Unipê

por CCTA publicado: 06/06/2018 09h16, última modificação: 06/06/2018 09h16

O Centro de Informação e Inovação – CI do Unipê vai receber a exposição HAOMA (Árvore da Vida) entre 6 e 29 de junho. Com a vernissage marcada para as 17h do dia 6, no CI, HAOMA é uma produção visual coletiva que coloca as diferentes relações e formas de representações da “árvore” enquanto objeto e símbolo por meio de pinturas e desenhos.

Confira o texto do curador Robson Xavier, que é também criador da exposição e membro a Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA:

Este projeto de produção visual coletiva objetiva investigar diferentes relações e formas de representações do objeto/símbolo “ÁRVORE” a partir de pinturas/desenhos. A pesquisa debruça-se sobre o desafio de olhar para si mesmo, voltando-se para o seu mais profundo universo interior, o princípio criador, simbolizado pela figura ancestral da HAOMA (Árvore da Vida), desvelando as representações do arquétipo do feminino, da mãe ancestral, da criação universal. Nos experimentos visuais pretendemos lidar com a simbologia profunda e instigante dos conteúdos do inconsciente, que tem a capacidade de mobilizar os mais diversos sentimentos humanos. Nesta exposição os artistas mergulharam em seus imaginários, em uma catarse pessoal e coletiva, buscando a essência da sua própria natureza.

Representadas como árvores do paraíso na mitologia cristã ou como deusas na mitologia pagã e relacionadas aos seres elementares da natureza, as árvores aparecem nas Artes Visuais em todos os períodos históricos e estão entre os principais temas da pintura de gênero, as paisagens. As imagens de árvores criadas no contexto desta pesquisa visual pelos artistas Robson Xavier, Leandro Garcia, Wallace Rolim e Miriam Machado, exploram as representações para além do óbvio, do cotidiano, do natural, ao se debruçarem sobre um mito cosmogônico universal e atemporal, relacionado ao processo de criação, a motivação inicial, a gênese de todo o conhecimento humano sobre o cosmos, os artistas reviveram nestes trabalhos seus próprios mitos e processos.

Revisitando o arquétipo da mãe universal esta exposição aborda a HAOMA como o princípio feminino/masculino, anunciando abundância, nascimento, renovação e iluminação, mas… também representação da madeira da cruz cristã, dos sacrifícios, da estaca, dos símbolos de sofrimento e superação. Esses elementos visuais nos tornam, cada vez mais e sempre, humanos.

Confira o minicurrículo dos artistas

Robson Xavier é artista visual, Curador e Coordenador/Pesquisador do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais e do Departamento de Artes Visuais – DAV da UFPB. Pós-doutor em Estética e História da Arte pelo MAC/USP; Dr. em Arquitetura e Urbanismo; Mestre em História, especialista em Educação Especial, Licenciado em Educação Artística – Artes Plásticas. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP. Líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB). Participou de exposições nacionais e internacionais.

Wallace Rolim é artista visual e Arquiteto pelo Unipê. Pós-Graduando em Design e Arquitetura de Interiores no UNIPÊ. Como artista, cartunista e ilustrador, participou de exposições nacionais e internacionais. Autor dos painéis do Centro de Informação do Unipê. Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB).

Leandro Garcia é artista visual e mestrando em Artes Visuais pela UFPB. Especialista e graduado em cinema pela UFRN; graduado em Artes Visuais pela UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB) e do Universitário de Aquarela e Pastel (GUAP/UFRN).   Participou de exposições nacionais e internacionais.

Miriam Machado é artista visual e estudante de Licenciatura em Artes Visuais pela UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB).

Serviço

HAOMA - Árvore da Vida

Vernissage: 6 de junho | Horário: 17h

Período de exposição: de 6 a 29 de junho

Local: Centro de Informação e Inovação do Unipê

Aberto ao público.