Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Fórum de Diretores de Centros de Ensino da UFPB promove Aula Magna com neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis
conteúdo

Notícias

Fórum de Diretores de Centros de Ensino da UFPB promove Aula Magna com neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis

publicado: 18/02/2022 18h04, última modificação: 18/02/2022 18h04

O Fórum de Diretores(as) de Centros de Ensino da UFPB promove, no próximo dia 24 (quinta-feira), Aula Magna dando início ao semestre letivo 2021.2. 

O evento, que será on-line a partir das 20h, terá como convidado o Prof. Dr. Miguel Nicolelis que ministrará o tema 'O impacto da pandemia da Covid-19 nas universidades brasileiras'. 

A transimissão se dará por meio do canal no YouTube do Centro de Educação da UFPB. 

O Fórum de Diretores/as de Centros da UFPB é um espaço de diálogo coletivo sobre os desafios e as inúmeras possibilidades da instituição, de modo a contribuir para o fortalecimento da universidade pública, gratuita e de qualidade, que congrega 16 Centros de Ensino.

 

Sobre Miguel Nicolelis 

Miguel Angelo Laporta Nicolelis é um médico e cientista brasileiro, considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área no começo da década passada pela revista de divulgação Scientific American

Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[4] Nicolelis foi o primeiro cientista a receber no mesmo ano dois prêmios dos Institutos Nacionais de Saúde estadunidenses e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science

Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência na Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas. Seu objetivo é integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). Suas pesquisas desenvolvem próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. 

Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. 

 

Reportagem: Débora Freire c/ Fórum de Diretores(as) de Centros de Ensino da UFPB