Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Galeria Lavandeira do CCTA retoma atividades com exposição da Pinacoteca da UFPB nesta quarta-feira (18)
conteúdo

Notícias

Galeria Lavandeira do CCTA retoma atividades com exposição da Pinacoteca da UFPB nesta quarta-feira (18)

publicado: 16/05/2022 09h04, última modificação: 16/05/2022 16h55

Há mais de dois anos sem receber exposição, devido à pandemia de Covid-19, a Galeria de Artes Lavandeira, localizada no Bloco B do CCTA, reabrirá para o público nesta quarta-feira (18), a partir das 16h. 

A reabertura contará com a exposição realizada pela Pinacoteca da UFPB, que apresentará pela primeira vez um recorte das obras de Flávio Tavares pertencentes ao acervo da universidade. 

A Mostra segue até dia 13 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

De acordo com a organização do evento, a exposição é antes de tudo uma homenagem a Flávio Tavares, um dos artistas que mais contribuiu na implantação da Pinacoteca da UFPB em parceria com o professor Hermano José. 

Segundo informações da assessoria da Pinacoteca, os desenhos presentes nessa exposição foram frutos de curso ministrado por Flávio Tavares na Pinacoteca, durante a década de 90, a convite de Hermano José no Departamento de Artes, então administrado por Teresinha Fialho. 

O destaque principal na exposição será uma obra da década de 60, início da carreira de Flavio que foi doada à Pinacoteca por Hermano José. Farão parte ainda da Mostra dois desenhos oferecidos pelo professor Gabriel Bechara Filho, coordenador da Pinacoteca, e um da colecionadora e ex-professora do Departamento de Artes, Rosires Andrade. 

A exposição contará também um expressivo trabalho de Flávio numa placa de formatura do extinto curso de Educação Artística da UFPB, que hoje faz parte do acervo da Pinacoteca. Ela está presente na exposição para documentar uma prática antiga onde alguns artistas criaram obras de arte certificando o registro de alunos formados e, portanto, saindo da forma tradicional de placas de formaturas utilizadas pelos diversos cursos da universidade. Participaram desse projeto Hermano José e o também artista plástico paraibano Clovis Jr. 

 

Sobre a Galeria de Artes Lavandeira 

A Galeria Lavandeira é um equipamento do Departamento de Artes Visuais do CCTA cujo foco está centrado na produção emergente, prioritariamente universitária, com perfil no intercâmbio entre cursos de artes. 

A escolha do nome de um dos pássaros mais comuns do Brasil, ao contrário do modelo tradicional, centrado no culto de artistas eméritos, pretende dar a galeria uma face voltada à arte contemporânea, onde o postulado da universalização da capacidade criadora toma lugar do culto tradicional do gênio especial, base da arte acadêmica e ainda dominante até a arte moderna. 

Afora uma homenagem ecológica de um pássaro simples que quase todas as manhãs visita o jardim em frente à Galeria, o nome  Lavandeira se reporta também à ideia do alçar voo e da liberdade criadora, condições básicas para a renovação artística que a exemplo da natureza, nunca se repete, mesmo quando se apresenta a mesma. 

A galeria Lavandeira funciona igualmente como um laboratório dos cursos do Departamento de Artes Visuais onde os alunos não só expõem a produção mais madura, como serve de espaço para o ensino prático de montagem e curadoria. 

Siga o perfil da Galeria Lavandeira no Instagram!

 

Sobre a Pinacoteca da UFPB 

A Pinacoteca da UFPB é um equipamento do CCTA  que funciona no 1° e 2° andar da Biblioteca Central, sendo a galeria expositiva no primeiro andar.

Ela foi inaugurada pelo artista plástico Hermano José em 1987 com o intuito de reunir o acervo da universidade, criar o primeiro Museu de Arte em João Pessoa e constituir um espaço de pesquisa e referência das artes visuais na capital.

A Pinacoteca conta com a assistência de uma museóloga para coordenar a catalogação do acervo.

Siga o perfil da Pinacoteca da UFPB no Instagram!

 

Redação: Débora Freire c/ Assessoria da Pinacoteca da UFPB