Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo de Tubas e Eufônios da UFPB participa de evento em Pernambuco
conteúdo

Notícias

Grupo de Tubas e Eufônios da UFPB participa de evento em Pernambuco

por CCTA publicado: 02/07/2019 08h52, última modificação: 02/07/2019 08h52

O Grupo de Tubas e Eufônios da UFPB está com participação confirmada no I Encontro Pernambucano de Tubas e Eufônios, que acontece entre os dias 04 e 06 de julho, na cidade de São Caetano.

O Encontro é um projeto aprovado pelo Funcultura e executado pelo tubista Estevam Vieira e pelo maestro Mozart Vieira, o mesmo que nos anos noventa criou o projeto “Meninos de São Caetano” e a Fundação Música e Vida de São Caetano, que até hoje promove a formação musical de crianças, até colocando algumas na profissão de forma bem sucedida. O evento tem o objetivo de difundir, promover e divulgar tubas e eufônios, contando com apresentações musicais, oficinas e palestra – que demonstrarão técnicas instrumentais específicas e diferenciadas, aplicadas por professores capacitados.

O Grupo de Tubas e Eufônios - EuTuPB é um projeto de extensão da UFPB, criado há quatro anos pela Profª. Iris Vieira, uma das “Meninas de São Caetano”, que há anos atrás teve sua iniciação musical com o maestro Mozart Vieira. Assim, dá continuidade aos propósitos do seu maestro professor, já que o EuTuPB conta com a participação de pessoas da comunidade e de discentes dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UFPB. As atividades do grupo priorizam a formação profissional e cidadã, através da prática instrumental e da formação de plateias de música nos diversos contextos sociais (Festivais, escolas e na comunidade em geral...). O projeto busca ainda difundir e estimular novas composições e arranjadores para o repertório para essa formação.

“Estou muito feliz em levar para minha terra o grupo de tubas e eufônios da UFPB”, comemora a professora que se orgulha de ter saído daquela cidade do agreste pernambucano para se tornar a professora de tuba do Departamento de Música da UFPB.

Fonte: LAMUSI UFPB