Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo Iamaká apresenta concerto Cancioneiros Renascentistas na Sala Radegundis Feitosa
conteúdo

Notícias

Grupo Iamaká apresenta concerto Cancioneiros Renascentistas na Sala Radegundis Feitosa

A apresentação irá acontecer nesta quarta-feira, dia 27 de junho, às 20 horas, e terá entrada franca.
por CCTA publicado: 26/06/2018 13h03, última modificação: 26/06/2018 13h03

O CONCERTO 

Com duração de uma hora, o concerto apresenta um novo repertório do grupo, que inclui músicas renascentistas e medievais extraídas dos cancioneiros D’Elvas e de Paris (de Portugal), e de Palácio (da Espanha). Esse repertório é pontuado por algumas canções francesas e italianas, além de peças instrumentais do compositor flamengo Pierre Phalèse. 

GRUPO IAMAKÁ 

Ligado ao Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e contando com a participação de professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Escola de Música Anthenor Navarro (EEMAN), o IAMAKÁ desenvolve um trabalho que abrange, com ineditismo, os dois extremos da música ocidental: de um lado a música antiga, em especial a medieval e a renascentista, em novos arranjos e roupagens; e de outro a contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros, envolvendo canto e instrumentos.

Além dos instrumentos tradicionais, como violino, violoncelo e violão, outros são utilizados pelo grupo, como marimbau, viola de arame, percussões diversas e flautas doces, dentre essas uma flauta contrabaixo com dois metros de altura.

A palavra “Iamaká” é citada no livro "Rondônia", de 1919, de Roquette-Pinto, referindo-se a templos construídos pelos índios Parecis, nos quais eram guardados os instrumentos sagrados, incluindo as flautas ("buzinas").

O Grupo Iamaká é formado por:

Christiane Alves - soprano/harpa

Micherlon Franca - barítono/percussão

Eli-Eri Moura - flauta doce

Ana Carolina Petrus - violino

Teresa Cristina Rodrigues - violoncelo

Vinícius de Lucena - cordas dedilhadas

Conan Mendes - cordas dedilhadas