Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB FAZ CONCERTO DE ESTREIA PARA TEMPORADA 2018
conteúdo

Notícias

OSUFPB FAZ CONCERTO DE ESTREIA PARA TEMPORADA 2018

A apresentação será realizada nesta sexta-feira, dia 09 de março, às 20h, na Igreja de São Francisco, e terá entrada franca.
por CCTA publicado: 07/03/2018 11h35, última modificação: 07/03/2018 11h35

 

Resistência Sinfônica

A Orquestra Sinfônica da UFPB inicia sua temporada de 2018 com grande concerto, mantendo a lógica de prezar por um repertório de alto nível, cumprindo ainda o seu papel de formar plateia para a música de concerto. Com seus 21 músicos efetivos e outros eventualmente convidados, a OSUFPB segue seus propósitos artísticos e pedagógicos na contramão de uma conjuntura que extingue cargos nas Instituições Federais de Ensino (IFES), congela orçamentos para a educação e sucateia as estruturas do ensino público no âmbito federal.

Sendo assim, a OSUFPB informa aos amantes da boa música que o calendário de concertos para esta temporada está mantido e que maior ainda será o empenho para levar cada vez mais longe as atividades orquestrais que honram os propósitos deste precioso equipamento cultural da Universidade Federal da Paraíba.

Aguardando a Sala Radegundis Feitosa

Enfim, convém informar que os concertos da OSUFPB voltarão, muito em breve, a acontecer na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB. É que nela estão sendo feitos serviços de manutenção e reforço da iluminação cênica para dar mais condições artísticas e estruturais aos eventos musicais lá realizados. Por enquanto, a Orquestra Sinfônica da UFPB continuará fazendo seus concertos em locais de grande importância cultural e histórica da nossa cidade, resultado de parcerias feitas com relevantes instituições culturais do nosso Estado.

O Concerto

Renan Rezende (solista)

Flauta transversal

Natural de João Pessoa na Paraíba, Renan Rezende é bacharel em flauta transversal e mestre em musicologia, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Foi professor de flauta no II Festival Internacional de Música de Campina Grande em 2011, professor substituto de flauta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte entre 2011 e 2014, além de professor no XIX Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza no ano de 2017.

Entre as atividades artísticas e interpretativas, realizou turnê do projeto Sonora Brasil em 2010 a convite do SESC com o Quinteto Latino-americano de Sopros da Paraíba, quando teve a oportunidade de se apresentar em mais de 85 cidades em todo Brasil. Atuou como principal flautista da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa de 2009 a 2016, e como flautista convidado da Orquestra Sinfônica da Paraíba nas temporadas de 2008 a 2014. Atua como flautista colaborador da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba desde a sua criação em 2013. É flautista do Quinteto de sopros Radegundis Feitosa, além de flautista atuante também na cena da música popular, na qual participa de gravações, shows e apresentações com artistas e grupos dos mais variados gêneros musicais. Vale destaque a Banda Avuô, grupo de pifes e percussão inspirado nas tradicionais bandas cabaçais, premiada no Festival de Música da Paraíba em janeiro deste ano, e o grupo de samba Pura Raiz, do qual é flautista desde 2008.              

Thiago Santos (o Maestro)

O carioca Thiago Santos é o regente titular e diretor artístico da OSUFPB desde o início da temporada de 2017. Tendo sido o primeiro latino-americano contemplado com a bolsa de estudos Leverhulme Arts Scholar para programa de regência orquestral do Royal Northern College of Music, na Inglaterra, entre 2014 e 2016, atuou como regente assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic.

No Brasil, dirigiu a Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de São José dos Campos, Sinfônica da UFRJ, entre outras. Na Inglaterra, também trabalhou com a Stockport SymphonyNottingham Philharmonic e Manchester Camerata.

Ainda na Europa, regeu a Buhoslav Martinu Philhamonie (República Tcheca) e U Artist Festival Orchestra (Ucrânia).

Vencedor do Concurso para Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (2011), em 2015, foi um dos 10 semifinalistas na Antal Dorati Competition, na Hungria, competição que reuniu mais de 120 regentes de diversos países. No mesmo ano, colaborou com membros da Mahler Chamber Orchestra regendo masterclasses orquestrais para jovens músicos na Inglaterra.

Cursou bacharelado e mestrado em regência na UFRJ com André Cardoso. Thiago Santos colabora ainda com a Academia Brasileira de Música, através de edições e revisões de obras de importantes compositores brasileiros, tais como: Heitor Villa-Lobos, Francisco Braga, Henrique Oswald, Mário Tavares e Ernani Aguiar.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

1º CONCERTO DA OSUFPB

Temporada 2018

Igreja de São Francisco

Dia 09 de março de 2018 (sexta-feira), às 20 horas

Entrada franca

Regência: Thiago Santos

Solista: Renan Rezende 


Programa: 

ROSSINI   |   Abertura da ópera La scala di seta 

BACH   |   Suite Orquestral n. 2 BWV 1067 

Renan Rezende, flauta

Ouverture

Rondeau

Sarabande

Bourrées I & II

Polonaise & Double

Menuett

Badinerie

BEETHOVEN   |   Sinfonia n. 2 em Ré Maior op. 36 

Adagio molto-Allegro con brio
Larghetto

Scherzo: Allegro

Allegro molto

Fonte: OSUFPB