Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > III Ciclo promove debate com convidados da Paraíba e da Colômbia, nesta quinta feira, 24 de setembro de 2020
conteúdo

Notícias

III Ciclo promove debate com convidados da Paraíba e da Colômbia, nesta quinta feira, 24 de setembro de 2020

"Deslocando Olhares: Espaços de Formação, Atuação e Produção" é o tema que será discutido no próximo encontro do Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas/DAC/UFPB
por CCTA publicado: 22/09/2020 16h04, última modificação: 22/09/2020 16h04

 Artistas e pesquisadores do Brasil e da Colômbia compartilharão suas experiências com as Artes Cênicas nesta quinta-feira, dia 24 de setembro de 2020, às 18h. O encontro promovido pelo III Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas será transmitido pelo Canal YouTube Ciclo Artes Cênicas. 

Pensando em ampliar as redes de colaboração, reflexão e discussão no campo das Artes Cênicas e, também enfocando a internacionalização, o Ciclo de Debates e Estudos recebe o professor e pesquisador Giovanni Covelli, da Universidade Pedagógica Nacional (UPN/Colômbia), o artista Jorge Blandón, co-fundador da Corporación Cultural Nuestra Gente e articulador da Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário e o diretor Ivonaldo Rodrigues, Fundador da Companhia de Teatro de Tibiri. O debate será mediado pela atriz e performer Rute Prazim, integrante do projeto.

O Ciclo de Debates e Estudos está sendo realizado através de lives na última quinta-feira de cada mês, sempre às 18 horas, pelo Canal YouTube Ciclo Artes Cênicas. O projeto também é divulgado pelas redes sociais Facebook e Instagram que podem ser acessadas buscando @cicloartescenicas. Entre as iniciativas do projeto, está a indicação de materiais de estudo sugeridos pelos convidados, os quais podem ser acessado pelas redes de divulgação do Ciclo.

O Ciclo de Debates e Estudos tem a coordenação da Professora Márcia Chiamulera, com a colaboração da Professora Nykaelle Barros, além dos discentes Miguel Segundo (bolsista), Aelson Felinto e Rute Prazim.

Giovanni Covelli é Doutor em Estudos Teatrais e Cinematográficos (Universidade de Bologna, 2014). Docente da Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Pedagógica Nacional (UPN/Colômbia), nas área de criação e prática pedagógica, é coordenador do grupo de pesquisa ∫ (Investigación • Creación)/Formación = Φ. Também participa do projeto de extensão "Produção e Circulação de "Aulas-espetáculos": Teatro, Educação e Produção de Conhecimentos" (UFPB). Faz parte do comitê editorial das Revistas Corpo-grafías e Prove di drammaturgia. 

Ivonaldo Rodrigues é diretor, ator e idealizador do FESTATY (Festival de Teatro de Tibiri). Fundador da Companhia de Teatro de Tibiri (Taty) sediada na cidade de Santa Rita (PB), o artista já participou de diversos projetos, formações, festivais, prêmios literários, eventos e oficinas. O artista ganha destaque no cenário paraibano ao construir o Teatro Ivonaldo Rodrigues, em sua própria residência, como ponto de encontro entre artistas e público que movimenta até hoje o cenário cultural do estado.   

Jorge Blandón é gestor cultural, diretor de teatro, ator e co-fundador da Corporación Cultural Nuestra Gente, articulador da Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário e Animador da Plataforma Puente Cultura Viva Comunitaria. É mestre em Arte Dramática, com ênfase em Direção Cênica, na Universidade de Antioquia. 

Rute Prazim é artista do teatro e da performance, licencianda em Teatro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Faz parte dos projetos de extensão "Aulas-Espetáculos", Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas, XII MUAC (Mostra Universitária Artes em Cena); do Núcleo de Investigação Transdisciplinar Teatro, Cultura e Sociedade e faz parte da equipe de idealização e organização do Festival Interartes #PORTÀDENTRO (DAC/UFPB).

Fonte: Projeto de Extensão (PROBEX/UFPB) III Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas