Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições de trabalhos para II Seminário Arte e Políticas Culturais da UFPB seguem até dia 30 deste mês
conteúdo

Notícias

Inscrições de trabalhos para II Seminário Arte e Políticas Culturais da UFPB seguem até dia 30 deste mês

publicado: 12/10/2021 21h01, última modificação: 12/10/2021 21h01

Estão abertas, até o próximo dia 30, as inscrições de trabalhos científicos para o II Seminário Arte e Políticas Culturais, evento promovido pelo Museu Casa de Cultura Hermano José, da UFPB. Serão aceitos artigos e relatos de experiência contendo reflexões críticas, análises teóricas e estudos de casos. 

O evento, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2022, de forma virtual, terá como tema ‘Encruzilhadas: desafios contemporâneos da arte no Brasil’, em que serão abordadas importantes reflexões sobre o contexto atual da arte brasileira, como acesso a museus e a instituições culturais; relações entre arte e tecnologia e a produção artística indígena contemporânea com viés decolonial. 

O Seminário tem como objetivo principal debater os atuais desafios do campo das artes e da cultura no Brasil e para isso contará na sua programação com especialistas de referência nos respectivos campos do conhecimento. 

As inscrições podem ser feitas na plataforma Doity (https://doity.com.br/arteepoliticasculturais), onde também é possível conferir a programação completa, na qual estão previstas conferências, mesa-redonda, ações culturais, além do Simpósio Acadêmico. 

O Encontro contará com as participações de Mário Chagas (RJ), diretor do Museu da República; Laymert Garcia dos Santos (SP), pesquisador da Unicamp; e o artista visual indígena Denilson Baniwa (AM). 

Para o Simpósio Acadêmico, três Grupos de Trabalho serão ofertados, sendo eles o GT 1 – “Arte moderna e arte contemporânea no Brasil: Um olhar decolonial”, com coordenação do Dr. Robson Xavier (UFPB) e da Drª. Maria Helena Magalhães (DAV/UFPB); o GT 2 “Gestão cultural contemporânea”, sob coordenação do Dr. Paulo Duarte (UFG) e de Dr. Marco Antônio Acco (UFPB); e, por fim, o GT3 “Museus, curadorias, acervos e exposições”, coordenado pela Dr.ª Sabrina Melo (UFPB) e pela Ma. Graciele Siqueira (MAUC-UFC). 

O Seminário contará ainda com a visitação presencial à Bienal Latinoamericana de Arte Postal da Parahyba, na Galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. A visita terá mediação do curador e artista visual, Ricardo Peixoto. 

A Bienal trará a João Pessoa artistas latino-americanos de vários países, numa ação inédita realizada pela Ensaio Brasil. 

O evento é uma idealização do Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), do Observatório de Políticas Culturais da Paraíba (ObservaCult) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFPB/UFPE), todos setores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além disso, conta com o apoio do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPB).

 

Reportagem: Débora Freire c/ ASCOM-MCCHJ