Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições para programa de mobilidade internacional pela UFPB terminam hoje (28)
conteúdo

Notícias

Inscrições para programa de mobilidade internacional pela UFPB terminam hoje (28)

publicado: 28/03/2022 10h42, última modificação: 28/03/2022 10h42

Encerram-se hoje (28) as inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional (PROMOBI) oferecido pela UFPB, que é destinado a alunos interessados em cursar um ou dois períodos de mobilidade acadêmica internacional em uma das universidades com as quais a UFPB possui convênio ativo, como instituições na Alemanha, nos Estados Unidos e na Colômbia.  

As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento do formulário de inscrição disponibilizado pela ACI, assinado e enviado para o e-mail mobilidade@aci.ufpb.br juntamente com os documentos exigidos pelo edital ACI nº 02/2022 (atenção para as retificações do edital, em que novas instituições disponibilizaram vagas para a mobilidade acadêmica). Importante lembrar que o campo assunto do e-mail com deve ser “INSCRIÇÃO PROMOBI 2022”.  

Dentre os documentos necessários para realizar a inscrição estão o Plano de Estudos, que deverá ser preenchido pelo candidato mediante consulta ao site da universidade estrangeira pretendida, e o Certificado de Proficiência em Língua estrangeira, para os candidatos que já o possuírem.  

Estão aptos a concorrer às vagas alunos brasileiros, natos ou naturalizados, que estiverem regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFPB e que tenham integralizado, no mínimo, 40%, e, no máximo, 80% da carga horária total do curso. Devem, ainda, possuir um Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a cinco e não estar com programa trancado no período de inscrição.  

Caso o aluno tenha interesse em realizar o intercâmbio em uma instituição estrangeira que exija o Certificado de Proficiência, poderá realizar o Teste de Proficiência de inglês, francês, ou espanhol, oferecido pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB. A prova será entre os dias 04 e 05 de abril, em local e horário a serem divulgados pelo Departamento no site oficial. Tanto a prova quanto o certificado devem atestar que o candidato tem nível B1 no idioma.  

Os candidatos devem estar atentos para dois aspectos: os componentes curriculares cursados nas instituições estrangeiras poderão ser reconhecidos após análise e aprovação das coordenações dos cursos de graduação da UFPB; o PROMOBI não disponibiliza bolsa ou ajuda de custo aos estudantes, sendo de responsabilidade dos alunos interessados providenciar e encaminhar a documentação exigida pela Instituição estrangeira, no prazo estabelecido, para concretização da candidatura; e cabe ao aluno solicitar visto de estudante no consulado do país de destino, assumindo todos os gastos relacionados aos trâmites, e arcar com os custos de viagem, hospedagem, alimentação, transporte e seguro-saúde, além de eventuais tarifas administrativas da universidade de destino.  

O resultado final da seleção, após recursos, será divulgado no dia 13 de abril. Todos os resultados do certame serão disponibilizados no site da ACI/UFPB.  

As datas do período do intercâmbio podem variar dependendo da universidade de destino.  

Mais informações podem ser solicitadas por meio do mobilidade@aci.ufpb.br

 

Reportagem: Débora Freire c/ Ascom/UFPB e ACI/UFPB