Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz concerto comemorativo dos 15 anos do COMPOMUS
conteúdo

Notícias

OSUFPB faz concerto comemorativo dos 15 anos do COMPOMUS

por CCTA publicado: 06/06/2018 11h53, última modificação: 06/06/2018 11h53

A OSUFPB apresenta nesta sexta-feira, 08 de junho, concerto comemorativo dos 15 anos do Laboratório de Composição Musical da UFPB - COMPOMUS. A apresentação será às 20 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB, e contempla obras de vários compositores ligados a este Laboratório. A entrada é gratuita e recomendável para todas as idades.

Este concerto faz parte da série Kaplan, que homenageia o maestro e compositor argentino que adotou João Pessoa por sua cidade do coração, desenvolvendo aqui importante trabalho musical. Inspirado no saudoso professor que já pertenceu ao Departamento de Música da UFPB, o concerto contempla obras de dez compositores ligados ao COMPOMUS, exaltando um largo espectro estético, o que caracteriza o Laboratório de Composição Musical como sendo um projeto que estimula a pesquisa no campo da criação na seara da música.

Nesses quinze anos de existência, o COMPOMUS movimentou pesquisas e muitos eventos que levaram ao público as amplas possibilidades de se trabalhar com os fundamentos da composição musical, envolvendo dezenas de compositores ligados ao Departamento de Música e de Educação Musical da UFPB. Essa prática criativa inquieta, que antes se manifestava de forma individualizada, encontrou no COMPOMUS um caminho de estimulação criativa e busca de espaços coletivos para desaguar as obras de seus integrantes, geralmente muito densas artisticamente.

Além dos músicos da OSUFPB, que conta com 21 integrantes, todos de cordas, o concerto conta com convidados que tocarão como solistas ou como participações especiais.

No repertório, obras de Eli-eri Moura, Wilson Guerreiro, Wander Vieira, Ticiano Rocha, Marcílio Onofre, Jorge Ribbas, Tom K, Orlando Alves, Arimateia de Melo e do próprio José Alberto Kaplan. A regência é do maestro Carlos Anísio.

O COMPOMUS

Idealizado pelo compositor Eli-Eri Moura, o Laboratório de Composição Musical - COMPOMUS foi inaugurado no dia 28 de fevereiro de 2003, no âmbito do Departamento de Música da UFPB, ligado ao CCTA – Centro de Comunicação, Turismo e Artes. Primeiro da espécie no Estado da Paraíba, o COMPOMUS representa a implementação da área de composição na UFPB. Dele participam o Departamento de Música, Departamento de Educação Musical e Coordenação de Extensão Cultural (COEX).

O COMPOMUS une esforços de um grupo de compositores-professores da UFPB que, desde a década de 1980, tem desenvolvido, individual ou coletivamente, pesquisas referentes à compreensão, à documentação e à divulgação da música brasileira.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

PROGRAMA

Wander Vieira: AMA para orquestra de cordas

Eli-Eri Moura: A VELEDICTION: FORBIDDING MOURNING para barítono, flauta doce e orquestra de cordas

Barítono: Micherlon Franca

Flauta doce: Eli-Eri Moura

Ticiano Rocha: ALTER FLUENT para orquestra de cordas

Marcílio Onofre: ADÁGIO-FANTASIA  para piano solo, percussão, flauta doce e orquestra de cordas

Piano solo: Marcílio Onofre

Percussão: Lue Maia

Flauta doce: Eli-Eri Moura

Wilson Guerreiro: FRATERNALIS para orquestra de cordas

Jorge Ribbas: TRÊS MOMENTOS para orquestra de cordas

1-Anoitecer, 2-Amanhecer, 3-Viver

J. Orlando Alves: CONCERTO BREVE para violino e cordas

Violino solo: Vinícius Amaral

Tom K: CANTIGAS E CANTARES I para orquestra de cordas

Arimateia de Melo: YOUTUBA, concerto para tuba e orquestra de cordas, duas trompas e 4 percussionistas

Tuba solo: Gilvan (Novo) Pereira da Silva

Trompa 1: Cisneiro Andrade 

Trompa 2: Erenilton Cardoso

Percussão 1: Lue Maia

Percussão 2: Pedro Henriques Freire

Percussão 3: Carlos Henrique (CH)

Percussão 4: Dennis Bulhões

José Alberto Kaplan: TRÊS BAGATELAS para orquestra de cordas

1-Ostinato, 2-Coral, 3-Variações

Regência: Carlos Anísio