Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > NOTA DE PESAR
conteúdo

Notícias

NOTA DE PESAR

publicado: 11/05/2022 09h03, última modificação: 11/05/2022 11h42

É com grande pesar que a comunidade acadêmica do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da UFPB, lamenta o falecimento do ex-professor do departamento de Comunicação Social, Moacir Barbosa Sousa. 

Moacir Barbosa, que estava aposentado desde 2013, exerceu cargos de chefe de departamento e de coordenador do curso de graduação em Comunicação Social da UFPB, na década de 1990 e início dos anos 2000. 

Aos familiares, as nossas sinceras condolências e a nossa solidariedade.

 

Mais sobre a trajetória acadêmica do professor Moacir Barbosa 

Era Professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no departamento de Comunicação Social. Ainda na UFRN ocupou o cargo de coordenador do curso de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Rádio e Televisão) e presidiu comissão de elaboração do curso de Publicidade e Propaganda.

Possuía graduação em Letras pela Universidade Federal do Acre, habilitação Português-Inglês (1984), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (conceito 4 - CAPES [1987]) na área de literatura anglo-americana com dissertação intitulada Blood, Horror and Morbidity - a study of vampirism in the literary world of Edgar Allan Poe (orientador professor doutor Michael Harold Smit) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (conceito 5 - CAPES [2000]). 

Publicou os livros Palavras Cruzadas (poesia concreta - 1986), Dicionário de Rádio e Som (1992), Do Gramofone ao Satélite - evolução do rádio paraibano (2005), Tecnologia da Radiodifusão de A a Z (2010), Lourenço da Fonseca Barbosa - o Capiba, madeira que cupim não rói (2014) e Breve História do Rádio - política, cultura, emissoras e artistas (2014). Escreveu também os capítulos de livros: Mídia Cidadã (Rádios Comunitárias: a luz no fim do túnel), Rádio Brasileiro: episódios e personagens (As primeiras transmissões de rádio na Paraíba), Mercado e Comunicação na sociedade digital (O tamanho do Fosso: a distância entre o mercado e a academia), Rádio (Antônio Maria o tomba cardisplicente). 

Era pesquisador da história da mídia radiofônica, das tecnologias digitais, som e indústria fonográfica. 

Integrou a Comissão Assessora do Enade (INEP-MEC) e a Comissão Elaboradora dos Referenciais dos cursos de Graduação do MEC. 

Fez parte do Banco Nacional de Avaliadores do SINAES - BASis, Avaliação dos Cursos de Graduação, na Modalidade Presencial, nos atos Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos, com certificado de participação pelo INEP. 

Foi presidente da Academia Paraibana de Cinema (2015//2017).

 

Fonte: Escavador