Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Núcleo de Cultura Popular da UFPB dá início à celebração do mês da cultura popular
conteúdo

Notícias

Núcleo de Cultura Popular da UFPB dá início à celebração do mês da cultura popular

publicado: 24/08/2022 09h13, última modificação: 24/08/2022 09h13

O Núcleo de Cultura Popular da UFPB (Nuppo) dá início, nesta quarta-feira (24), à celebração do mês da cultura popular. 

O evento ‘Mês da Cultura Popular’ se deve ao fato de agosto ser considerado, no Brasil, o mês da cultura popular, por ter o dia 22 como sendo o Dia do Folclore. 

A programação de hoje terá como foco o Coco de Roda e ocorrerá na sede do Nuppo, localizada no térreo do prédio da Reitoria, a partir das 19h, com a participação da cantora e compositora popular Odete de Pilar, Mestra de Coco de Roda e Ciranda. Também participará do momento o poeta e escritor Joan Saulo do Monte, que apresentará o trabalho “Odete de pilar para o mundo: com som, prosa e poesia”, e conduzirá um debate sobre o Coco de Roda, dança nordestina rica em poesia, ritmo e expressão cultural. O bate papo será seguido de apresentação cultural da Mestra Odete de Pilar. 

Na próxima sexta (26), às 14h, também na sala do Nuppo, a ação destacará como tema os cantos indígenas. O evento terá início com uma palestra da professora indígena Miriam Gomes, da Escola Paulo Efrasio Rodrigues, localizada na Baía da Traição, na Aldeia São Miguel. Na sequência ocorrerá a apresentação cultural de cantos e instrumentos indígenas com os alunos da escola Paulo Efrasio Rodrigues. 

Toda a programação do mês da cultura popular é gratuita e aberta ao público, sem a necessidade de realização de inscrição.

 

Sobre o Nuppo 

O Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (Nuppo) é um setor da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) criado em 1978, como um dos primeiros espaços especializados em Cultura Popular na Paraíba. 

Abarca a biblioteca Altimar Pimentel e o Museu da Cultura Popular, que conta com uma coleção de peças de cerâmica, brinquedos, gravuras, ex-votos e artefatos da cultura indígena. Além disso, o Nuppo guarda um grande acervo audiovisual com registros culturais realizados em todas as cidades da Paraíba e um acervo de dados e pesquisas científicas desenvolvidas pelos pesquisadores associados ao núcleo. 

O Nuppo é aberto à visitação individual e em grupo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no prédio da Reitoria da UFPB.

 

Reportagem: Elidiane Poquiviqui/Aline Lins (Ascom UFPB)
Edição: Débora Freire