Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra de Violões da Paraíba convida para Concerto Barroco em comemoração aos 40 anos de atividade acadêmica do professor Tom K

A apresentação será realizada no dia 12 de junho, às 19h30, na Igreja São Francisco.
por CCTA publicado: 08/06/2017 13h14, última modificação: 08/06/2017 13h14

A ORQUESTRA DE VIOLÕES DA PARAÍBA é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em música, bem como laboratório de prática de ensino para os alunos do curso de licenciatura, a partir da atuação na orquestra e nas oficinas de ensino coletivo de violão. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos, do Departamento de Educação Musical da UFPB.

As atividades extensionistas da Orquestra são realizadas semanalmente no Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA, e são divididas em duas frentes de atuação: prática de orquestra e oficinas de música. A Orquestra é formada por estudantes de licenciatura e bacharelado em música da Universidade Federal da Paraíba, por estudantes de outras instituições e por pessoas da sociedade, constituindo um total de dezesseis violonistas.

Paralelamente às atividades artísticas da Orquestra acontecem as oficinas de violão coletivo, oferecidas gratuitamente à sociedade. As aulas das oficinas são ministradas por integrantes da Orquestra que cursam licenciatura em música, sob a coordenação da professora responsável pelo projeto. Contando com quatro bolsistas e dois colaboradores, oferecemos neste semestre 11 turmas de violão coletivo, sendo três turmas infantis, contemplando um total de 90 pessoas. Essa prática tem propiciado aos licenciandos a experiência em atuar com ensino coletivo de violão, além de ser um espaço para a pesquisa e produção de material didático. Os resultados do projeto têm sido significativos tanto no âmbito artístico, haja vista que a orquestra vem cumprindo com todas as suas etapas de ensaios e apresentações, assim como no âmbito do ensino, com as oficinas de violão coletivo destinadas à população em geral.

BREVE HISTÓRICO

A Orquestra de Violões da Paraíba, considerada ícone na cultura paraibana, por sua relevante contribuição musical e formativa, foi criada em maio 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do Nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CD`s, entre os quais um deles foi relançado pelas Paulinas e tem sido vendido por todo Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico-cultural do estado da Paraíba.

Em 1997 esse grupo foi desativado. Entretanto, em maio de 2005, a Orquestra de Violões da Paraíba foi reativada, sob a coordenação e iniciativa de Carla Santos e Cyran Costa, ex-integrantes da orquestra desde sua criação no ano de 1992. Em 2007, após dez anos longe dos palcos paraibanos, a OVPB reestreou oficialmente. Desde então, passou a realizar concertos mensais em diversos espaços públicos e privados da cidade. Além de realizar uma série de programas em parceria com a Rádio Tabajara FM.

No ano de 2008 a Orquestra gravou seu terceiro CD inédito, intitulado “Orquestra de Violões Interpretando a Paraíba”. Lançado em 2009, o CD foi o marco da nova fase da Orquestra de Violões, sob a batuta e coordenação da maestrina Carla Santos e de Cyran Costa, com direção musical do compositor Rogério Borges. No repertório, composições de ilustres paraibanos como Sivuca e Glorinha Gadelha, Vital Farias, Chico César e Lúcio Lins, Canhoto da Paraíba, entre muitos outros, com arranjos audaciosos e marcantes, atraiu e conquistou a atenção do público apreciador.

Uma nova fase da Orquestra de violões da Paraíba foi iniciada no ano de 2015, período em que passou a fazer parte das atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

SOBRE O CONCERTO

O concerto do dia 12 de junho, intitulado Concerto Barroco, trará ao palco, juntamente com a Orquestra de Violões, os solistas convidados Clédinaldo Alves (violão), Eduardo Fiorussi (bandolim), Vinícius Lucena (bandolim), Thayná Italine (clarinete) e Cristiano Oliveira (viola nordestina). Além dos solistas convidados, para esse concerto contaremos também com a participação de José Ilton Nunes e Alanderson Ramon no baixolão.

No repertório serão interpretadas músicas do compositor italiano Antonio Vivaldi, como o Concerto em ré maior para violão e orquestra (RV 93) e o Concerto em sol maior para dois bandolins e orquestra (RV 532). Além de Vivaldi, a orquestra estará estreando uma composição do professor Tom K, seu Concertino para clarinete e orquestra. A produção e direção artística do concerto esta a cargo da maestrina Carla Santos e a regência será do maestro Tom K.

INTEGRANTES

Produção e Direção artística: Carla Santos

Regência: Maestro Tom K

VIOLÃO I:

• Herbet Douglas (spalla)
  • Michel Soares
  • Rodrigo Kesselring