Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB apresenta nesta sexta-feira concerto de encerramento da temporada 2018
conteúdo

Notícias

OSUFPB apresenta nesta sexta-feira concerto de encerramento da temporada 2018

O Concerto da OSUFPB - Série Pedro Américo - será apresentado na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (Campus I da UFPB) nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2018, às 20 horas (recomenda-se chegar pelo menos meia hora antes do início do concerto para assistir a uma pequena palestra sobre as obras apresentadas, proferida pelo maestro Thiago Santos). Entrada franca.
por CCTA publicado: 14/12/2018 13h00, última modificação: 14/12/2018 13h00

PROGRAMA:

Nepomuceno | Andante expressivo

- Mozart | Piano Concerto n. 23 K. 488

Allegro

Adagio

Allegro assai

Mendelssohn |Sinfonia n. 4 op. 90

Allegro vivace

Andante con molto

Com molto moderato

Saltarello. Presto

O concerto

A temporada 2018 da OSUFPB comemorou os cinco anos de criação da orquestra. Para tal, toda a programação foi desenhada tomando como inspiração o vigor de sua "juventude". Assim, ao longo do ano, foram executadas várias obras compostas ainda na juventude de compositores consagrados.

Neste último concerto de 2018, destacam-se o Concerto para Piano n. 23 de Mozart (1756-1791) - com solo da pianista Luciana Noda - e a Sinfonia "Italiana" de Mendelssohn (1809-1847), compositor alemão que contava apenas 24 anos quando concluiu esta sinfonia que começou a compor em sua viagem para a Itália em 1831. Quando ainda a rascunhava, registrou em uma carta: "esta será a obra mais alegre que eu já escrevi em toda a minha vida". O repertório conta ainda com obra do compositor cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920).

A direção da OSUFPB recomenda que o público compareça ao local do concerto com pelo menos meia hora de antecedência, pois, como é de costume nos concertos da OSUFPB, será proferida pequena palestra sobre as obras apresentadas para dar um caráterpedagógico ao concerto, colocando o espectador mais íntimo dos movimentos musicais apresentados. Esta palestra será proferida pelo regente titular Thiago Santos em seu momento de despedida à frente da Orquestra.

Despedida do maestro

O carioca Thiago Santos é regente titular e diretor artístico da OSUFPB desde janeiro de 2017. Admitido por concurso seletivo para conduzir a Orquestra, o maestro, que tem mestrado em regência pela UFRJ, já esteve à frente de orquestras sinfônicas brasileiras como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e as Sinfônicas de Porto Alegre, de São José dos Campos, da UFRJ, entre outras. Na Inglatera, atuou como regente assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic.

Como diretor artístico, Thiago Santos trouxe um conceito especial para os concertos da OSUFPB, implementando os concertos temáticos através de séries especiais que homenageavam personagens culturais paraibanos. Assim nasceram a “Série Mestre Ariano”, Série Augusto dos Anjos”, “Série Pedro Américo”, “Série Philipeia” e “Série Concertos Especiais”, todas com forte apelo temático que traduziram os concertos por características históricas e artísticas capazes de deixar o público mais íntimo das obras ao mesmo tempo em que a OSUFPB adensava conceitos em suas apresentações.

O maestro encerra seu contrato temporário de dois anos deixando a orquestra que regeu em alto conceito na cena orquestral paraibana e brasileira, depois de ter produzido e conduzido grandes concertos e outros eventos que celebraram a vida e a obra de emblemáticos compositores nacionais, como o paraibano José Siqueira. O maestro Thiago Santos se despede da OSUFPB exaltando a juventude de uma orquestra que completa apenas cinco anos, mas que se sente fortalecida para dar sequencia aos trabalhos de dignificar a música a partir de uma universidade pública que cumpre seu papel de contribuir para o fortalecimento cultural da sociedade.

LAMUSI - Laboratório de Música Aplicada/UFPB