Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB apresenta nesta sexta-feira o primeiro concerto da Temporada 2019

OSUFPB apresenta nesta sexta-feira o primeiro concerto da Temporada 2019

por CCTA publicado: 13/02/2019 12h53, última modificação: 13/02/2019 12h53

A Orquestra Sinfônica da UFPB – OSUFPB, realiza, nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, seu primeiro concerto da temporada de 2019. O evento acontece a partir das 20 horas, no auditório da reitoria da UFPB, localizado no campus I da instituição. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades.

O concerto que marca a abertura desta temporada contempla a Série Philipeia e tem no seu repertório o Divertimento em Ré Maior e Eine Kleine Nachtmusik, de Mozart, além da obra Rumain Folk Dances, do compositor húngaro Béla Bartók. A regência fica sob responsabilidade do spalla da Orquestra, o violinista Rodrigo Eloi.

A OSUFPB tem programados cerca de vinte concertos para este ano, envolvendo propostas abrangentes quanto ao repertório, todas cumprindo a lógica estabelecida desde o ano de 2017, quando se iniciaram os concertos por séries temáticas, um recurso pedagógico que contempla obras a partir de suas características artísticas e contextos históricos, cumprindo assim a finalidade da Orquestra de formar plateia para a expressão musical sinfônica.

Longe de se enfraquecer com o atual cenário cultural e educacional brasileiro, a OSUFPB, um equipamento do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba, continua seu projeto de formação de plateia para o público paraibano, fortalecendo o movimento sinfônico da Paraíba e desafiando a triste realidade de fechamento de orquestras em diversos estados brasileiros.

Indo na contramão da lógica que vem silenciando as orquestras e desempregando profissionais de música Brasil afora, a OSUFPB mantém-se em sua proposta educacional, realizando concertos com obras de artistas consagrados da história da música, mas também oportunizando a estreia de obras de compositores locais, como as de professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em música da própria UFPB. Esta proposta adensa-se ainda mais quando no repertório são contempladas expressões populares da música brasileira e, sobretudo, com a realização de concertos didáticos, oferecidos a alunos de escolas públicas e privadas, o que já está programado para abril deste ano, envolvendo cerca de mil e duzentos alunos com idades entre oito e doze anos.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

OSUFPB – Temporada 2019

Concerto de Abertura

Auditório da Reitoria da UFPB (Campus I) - Entrada gratuita

Dia 15 de fevereiro de 2019, às 20 horas