Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz concerto especial para premiação de concurso de percussão
conteúdo

Notícias

OSUFPB faz concerto especial para premiação de concurso de percussão

A OSUFPB realiza, nesta sexta-feira, 17/06/2016, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, o sexto concerto da temporada 2016 fazendo a premiação do "I Concurso Internacional de Marimba Maestro Zeferino Nandayapa".
por CCTA publicado: 16/06/2016 11h10, última modificação: 04/07/2016 16h02

A OSUFPB realiza, nesta sexta-feira, 17/06/2016, o sexto concerto da temporada 2016 fazendo a premiação do "I Concurso Internacional de Marimba Maestro Zeferino Nandayapa", que foi realizado em junho do ano passado dentro do "V Concurso Nordestino de Percussão", promovido pela Departamento de Música da UFPB. O concerto acontecerá na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, às 20:00 horas. A entrada é gratuita.

Este concerto com a formação OSUFPB PERCUSSÃO terá como solistas os dois primeiros lugares do concurso de internacional de marimba que homenageou o célebre músico mexicano Zeferino Nandayapa, que popularizou a marimba pelo mundo. O concurso, realizado há um ano, teve como julgadores convidados o percussionista brasileiro Gustavo Miranda, além do filho do homenageado, o também músico de marimba Javier Nandayapa, que fez concerto na Sala Radegundis Feitosa em 05 de junho de 2015. O concurso foi realizado pelo Departamento de Música da UFPB, sob a coordenação e direção artística do percussionista e professor do DEMUS Francisco Xavier de Souza Neto, que também participou da banca julgadora do concurso.

Os vencedores do "I Concurso Internacional de Marimba Maestro Zeferino Nandayapa" foram os pernambucanos Emerson Coelho e João Carlos de Oliveira, respectivamente, ambos alunos da UFPE, que executaram uma peça composta exclusivamente para o concurso pelo músico norte-americano Joe Moore III (EUA).  Pelas regras do concurso, os dois primeiros lugares ganhariam a oportunidade de tocar como solistas, acompanhados pela OSUFPB. Enfim, chegou o dia de sua glamorosa oportunidade de tocarem ao lado da consagrada orquestra sinfônica da UFPB. A regência se dará sob a batuta do maestro Carlos Anísio.

No repertório duas grandes obras compostas para o instrumento. Emerson Coelho interpretará um Concerto para Marimba e Orquestra de Cordas, do músico e compositor brasileiro Ney Rosauro, enquanto João Carlos de Oliveira, comemora o seu segundo lugar tocando um Concerto com a mesma formação, de autoria do francês Emmanuel Sejourné.

O concerto é precedido por uma pequena palestra de abertura, que desta vez será proferida pelo professor do DEMUS Francisco Xavier, que comentará as obras o concurso, os intérpretes e as obras executadas. A palestra ocorre quinze minutos antes da atuação da Orquestra e por esse motivo a coordenação da OSUFPB recomenda que o público comece a chegar pelo menos meia hora antes do início do concerto para garantir um bom lugar na plateia e também para não perder as preciosas informações que buscam preparar o público para as emoções da noite.

Motivo de segurança a coordenação da Sala Radegundis Feitosa permitirá somente a lotação de 300 pessoas.

Mais Informações:
Ulisses Silva (coordenador da OSUFPB):
ulisilva@gmail.com – telefone: 99421-3131
Leonardo Meira (coordenador do LAMUSI):
leomeira.aulas@gmail.com – telefone: 99332-0139