Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz seu décimo nono concerto da temporada 2019

OSUFPB faz seu décimo nono concerto da temporada 2019

por CCTA publicado: 20/11/2019 12h05, última modificação: 20/11/2019 12h05

A Orquestra Sinfônica da UFPB – OSUFPB realiza, nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, às 20 horas, o seu décimo nono concerto da temporada 2019. O evento acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, local oficial das apresentações da Orquestra, que fica no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta para o público de todas as idades.

Este concerto será regido pelo maestro venezuelano Roberto Ramos, que goza de  grande reconhecimento dentro e fora do país e que tem empatia com os fins pedagógicos desta Orquestra, já que teve sua formação artística iniciada no Sistema Nacional de Coros Juvenis e Infantis e Orquestras da Venezuela, programa de formação cultural daquele país, mais conhecido como “El Sistema”. Este programa inspirou projetos de formação musical em outros países, como é o caso do Brasil, que mantém projetos como o Neojibá, na Bahia; Guri, em São Paulo; e o Projeto Prima, na Paraíba.

No repertório, obras do compositor venezuelano Aldemaro Romero (1928-2007), do italiano Giovanni Bottesini (1821-1889), do britânico Benjamin Britten (1913-1976) e ainda será apresentada a obra “Árbol, Hoja, Salto, Luz”, do compositor  argentino Germán Gras, em sua estreia mundial, tendo como solista a consagrada pianista Joana Holanda, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como solista, participa ainda o contrabaixista da OSUFPB, Victor Mesquita, interpretando a obra “Elegia e Tarantella para Contrabaixo e Cordas”, de Bottesini.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

O Regente

Roberto Clemente Ramos López nasceu na Venezuela. Como regente, foi laureado com o 1º lugar no Festival de Orquestras da Região de Caracas promovido pela FUNDAMUSICAL SIMON BOLIVAR, nos anos 2011-2012. Participou do Festival de Jovens Regentes do Sistema de Orquestras da Venezuela e foi diretor do Núcleo La Rinconada, Coordenador Estadual do Eixo Sul da Gran Caracas e regente da Orquestra Sinfônica Jovem Inocente Carreño. No El Sistema fez várias mostras para diferentes grupos e artistas internacionais.

Trabalhou nos núcleos e orquestras da Venezuela, auxiliando na formação musical de crianças e jovens. Fez cursos e aulas de regência orquestral com Miguel Ángel Monrroy, Francisco Noya (Escola de Música Berklee), Rubén Capriles, Tom Zelle (Universidade North Park Chicago), David del Pino Klinge (Universidade do Chile), Collin Metters (Royal Academy London), André Muniz (UFRN), Marin Alsop (OSESP) e Pedro Neves (Orquestra Clássica de Espinho).

Em 2016, foi convidado a apresentar uma audição para Regente Adjunto da Rádio da Polônia na cidade de Katowice. Atualmente é aluno do Mestrado em Direção de Orquestra do PPGMus da UFRN e Regente Adjunto da Filarmônica da UFRN. Em 2018 viajou para a Itália com a Filarmônica da UFRN, que realizou concerto para o Papa Francisco na Cidade do Vaticano. Roberto Ramos regeu diversos concertos da tourne italiana.

Joana Holanda – solista (piano)

Joana Holanda possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Artes - University of Iowa (2000), nos Estados Unidos e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa na City University, em Londres. Estudou com Ney Fialkow, Ksenia Nosikova, Christian Tarla, Fúlvia Escobar e Jorge Gomes.

Em abril de 2019 coordenou o 1º ENCOMUN- Encontro de Música Contemporânea de Natal na Escola de Música da UFRN, onde trabalha desde julho de 2018. Dedica-se à pesquisa e interpretação da música contemporânea brasileira, tendo apresentado recitais e recitais-palestra no Uruguai, Argentina, México, Portugal e nos Estados Unidos. Participou ainda de vários festivais pelo país.

Foi Diretora de Produção do VI festival Contemporâneo RS, que abrigou concertos nas cidades de Porto Alegre (RS) e Pelotas (RS). Em 2012 Joana foi uma das coordenadoras do 1º Festival Latino Americano de Música Contemporânea de Pelotas. Em 2013 lançou, pelo selo SESC-SP, o cd Piano Presente, todo dedicado à música de compositores brasileiros da atualidade.

Victor Mesquita – solista (baixo)

Nascido em João Pessoa, Victor Mesquita iniciou os estudos do contrabaixo aos 16 anos no curso de extensão do Departamento de Música da UFPB, com o professor Hector Rossi. Sob a orientação do mesmo professor, concluiu em 2004 o curso de bacharelado em música. Fez o mestrado em Performance também na UFPB, orientado pelo Prof. Dr. Luciano Carneiro. Também estudou com o Dr. Milton Masciadri na Universidade da Geórgia (EUA).

Foi integrante da Camerata Brasílica e em 2006 assumiu a função de primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Sergipe, onde atuou pela primeira vez como solista à frente de uma orquestra sinfônica,  realizando ainda turnês pelas principais salas de concertos do Brasil.

De 2013 a 2019, foi o primeiro contrabaixo da Orquestra Sinfônica da UFPB e em 2014 passou a integrar também o quadro de contrabaixistas da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Atualmente, Victor Mesquita, além do seu trabalho orquestral, tem se dedicado à música de câmara, formando o Duo Amici com o violista Ulisses Silva e como contrabaixista do Quinteto Clóvis Pereira.