Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz seu vigésimo concerto da temporada 2019

OSUFPB faz seu vigésimo concerto da temporada 2019

por CCTA publicado: 05/12/2019 12h26, última modificação: 05/12/2019 12h26

A Orquestra Sinfônica da UFPB – OSUFPB – realiza, nesta sexta-feira, dia 06 de dezembro, às 20 horas, o seu vigésimo concerto oficial do ano de 2019, o penúltimo da temporada. O evento acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, local das apresentações da Orquestra, que fica no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta para o público de todas as idades.

Este concerto contará com a regência do maestro e pianista paulista Ricardo Ballestero, que também será o solista do “Concerto K. 414 para piano e orquestra de cordas”, de W. A. Mozart, e do “Concerto Grosso no. 1 para piano e orquestra de cordas”, de Ernst Bloch.

Ricardo Ballestero

Nascido em São Paulo, Ricardo Ballestero atuou como professor na Universidade de Colorado-Boulder e ministrou master classes e palestras na Universidade de Indiana (Bloomington), University Musical Society da Universidade de Michigan, Conservatorio Joaquín Rodrigo de Valência (Espanha), Universidad Nacional de Tucumán (Argentina) bem como em várias universidades e escolas de música brasileiras.

É Doutor em Música pela Universidade de Michigan, onde estudou Piano Colaborativo e Música de Câmara com Martin Katz. Foi integrante da Houston Grand Opera Studio em 2003-04, onde estudou regência com Patrick Summers.

Já colaborou com renomados instrumentistas como Ray Chen, Alex Klein, Kim Bak Dinitzen, Hansjörg Schellenberger, Atar Arad e Erling Blöndal Bengtsson. Colabora regularmente com as cantoras Adélia Issa e Kindra Scharich, o clarinetista Cristiano Alves, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Antonio Lauro Del Claro.  Já atuou como pianista ensaiador para cantores como Joyce di Donato, Richard Croft, Franz Grundheber, Maria Guleghina, e Paulo Szot e para regentes como Kurt Masur, Claus Peter Flor, Joseph Flummerfelt e Patrick Summers.

Ricardo Ballestero é professor na Universidade de São Paulo (USP), onde tem lecionado redução de partituras, repertório vocal para cantores, dicção lírica, piano colaborativo e música de câmara.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.