Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB promove concerto “Gramaniando: uma Prosa entre Cordas e Vozes” em homenagem ao compositor Eduardo Gramani
conteúdo

Notícias

OSUFPB promove concerto “Gramaniando: uma Prosa entre Cordas e Vozes” em homenagem ao compositor Eduardo Gramani

A OSUFPB realiza seu oitavo concerto intitulado “Gramaniando: uma Prosa entre Cordas e Vozes” em homenagem ao compositor paulista José Eduardo Gramani, nesta sexta-feira, 15/07/2016, às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I da UFPB.
por CCTA publicado: 13/07/2016 10h51, última modificação: 15/07/2016 16h58

A OSUFPB realiza seu oitavo concerto intitulado “Gramaniando: uma Prosa entre Cordas e Vozes” em homenagem ao compositor paulista José Eduardo Gramani, nesta sexta-feira, 15/07/2016, às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I da UFPB. Recomenda-se chegar meia hora antes do início do espetáculo para assistir uma breve palestra de abertura que será proferida por Daniella Gramani, professora do Departamento de Música da UFPB, sobre as obras contempladas na apresentação. A entrada é gratuita e aberta ao público com lotação máxima de 300 pessoas.

Neste concerto a Orquestra Sinfônica da UFPB e o Projeto Vozes, ambos do departamento de Música da UFPB, rendem homenagem a José Eduardo Gramani falecido em 1998, professor da UNICAMP, compositor que dedicou sua vida à pesquisa da música popular brasileira, sobretudo das manifestações que ecoam nos rincões do Brasil, deixou um vasto legado para a música popular brasileira, além de ter se tornado uma referência no ensino da música.

O repertório foi selecionado por Daniella Gamani, filha do homenageado, que é professora de canto do Departamento de Música da UFPB. Ela fez adaptações para cordas de alguns dos arranjos do pai, além de fazer direção artística do concerto, que conta ainda com a participação de Caroline Pacheco, Maria Kamila Justino,  Gabriela Ricci, Maria Juliana Linhares, Glauco Meireles, Erick Almeida, Jessica Cardoso, Elayne Cristini, Maria Alice Carvalho e Polyana Resende, todos ligados ao Projeto Vozes.

O Projeto Vozes é um projeto de extensão da UFPB que visa estabelecer uma ponte entre os conteúdos trabalhados pelos alunos de canto popular e o palco. Em maior escala, busca construir uma ponte entre a universidade, a platéia e a comunidade.

José Eduardo Gramani nasceu em São Paulo em 1944, estudou e lecionou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, atuou como professor convidado no Departamento de Música da UFPB e, no ano seguinte, em Campinas, foi contratado como professor de Rítmica da UNICAMP, atuando na Orquestra Sinfônica de Campinas, e regente da Orquestra da Universidade Estadual de Londrina e de alguns corais como o Coralatex, também em Campinas. Faleceu em 1998, deixando um vasto material produzido ainda a ser conhecido. Por ter sido um apaixonado pelas canções da música popular, fez arranjos para voz e cordas que já foram executados pela Oficina de Cordas (Campinas-SP) e pela Orquestra Sinfônica de Campinas.

Daniella Gramani, filha do consagrado professor, coordenadora do Projeto Vozes, é professora de Canto Popular dos Cursos Sequencial em Música Popular e Licenciatura em Música e outras disciplinas como Manifestações Musicais na Cultura Popular e Teoria Musical do Departamento de Música da UFPB. Arte-Educadora com habilitação em Música, Especialista em Fundamentos da Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP, Mestre em Música, integrou no grupo artístico Mundaréu e Noivas do Allfreddo (Curitiba-PR) e é membro da Associação Cultural Caburé. Cantora, arranjadora e toca percussão brasileira. Participou do projeto Rumos Coletivo do Instituto Itaú Cultural e do projeto Pirralhim, música para criança pequena, atuando como diretora musical, cantora e instrumentista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música Popular e Música na Cultura Popular Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: canto popular, ensino e aprendizagem do canto popular, fandango, rabeca e rítmica.

Programa:

1-Lundu (José Eduardo Gramani)

2- Acalanto (José Eduardo Gramani)

3- Seresta (José Eduardo Gramani e Ana Salvagni)

4- Nesta rua (domínio público)

5- Morada (José Eduardo Gramani e Geraldo Moreno)

Participação: Caroline Pacheco e Maria Kamila Justino

6- Valsinha  (Chico Buarque)

Participação: Gabriela Ricci

7- Modinha (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

Participação:  Maria Juliana Linhares

8- Cabeça inchada (Hervê Cordovil e Mario Vieira)*

9- Moreninha se eu te pedisse (domínio público)

Participação: Glauco Meireles

10- A banda  (Chico Buarque) 

Participação: Maria Kamila Justino e Caroline Pacheco

11- Três apitos (Noel Rosa)

Participação: Erick Almeida

12- A história de Lily Braun (Edu Lobo e Chico Buarque)

Participação: Jéssica Cardoso e Maria Alice Carvalho

13- Saudades da Bahia (Dorival Caymmi)*

Participação especial: Polyana Resende e Helayne Cristini

14- Canoeiro (Dorival Caymmi)

15- Kid cavaquinho (João Bosco e Aldir Blanc)